William Shatner, o Capitão Kirk, se torna a pessoa mais velha a ir ao espaço

Aos 90 anos, ator comenta a experiência de ver a Terra de longe

William Shatner e Jeff Bezos após voo
Foto: Reprodução/Youtube
William Shatner e Jeff Bezos após voo

Aos 90 anos, o ator William Shatner, que interpretou o eterno Capitão Kirk, de Jornada nas Estrelas,  se tornou a pessoa mais velha a ir ao espaço nesta quarta-feira (13). Ele viajou até a órbita da Terra a bordo da nave New Shepard, da empresa de turismo espacial Blue Origin, do bilionário Jeff Bezos. O recorde era da aviadora Wally Funk, de 82 anos, que foi ao espaço junto de Bezos  em julho deste ano.

Depois do pouso, Shatner se emocionou ao agradecer Bezos pela experiência. "O que você me deu é a experiência mais profunda que eu poderia ter. Eu estou tão cheio de emoção que... é extraordinário", disse ele. Bezos o abraçou em seguida.

O ator perdeu as palavras ao tentar explicar o que vivenciou, e disse que a coisa mais bonita foi a "maciez" do azul da Terra, contrastando com o preto do espaço. "Embaixo é a mãe Terra, é conforto. E em cima, tudo preto, é... morte? É isso que a morte é?", refletiu.

"Espero nunca me recuperar disso. Não quero perder o que eu vi. É tão maior do que estar vivo", comentou. "Eu adoraria comunicar o momento em que você vê a vulnerabilidade de tudo. É tão pequeno. Esse ar, que nos mantém vivos, é mais fino que a pele, é uma lasca, é inimaginavelmente pequeno quando você pensa em termos do universo", afirmou.

Shatner foi um dos quatro tripulantes da missão NS-18, da Blue Origin. Ao lado dele estavam dois clientes da empresa, Chris Boshuizen, cofundador do Planet Labs, e Glen de Vries, cofundador da Medidata, além de Audrey Powers, vice-presidente de missões e operações de voo da Blue Origin.

A tripulação ficou 11 minutos viajando, sendo quatro deles em gravidade zero. Confira as imagens do voo espacial: