App falso de Round 6 rouba dinheiro das vítimas; saiba se proteger

Google neutralizou ameaça, mas fraude pode assumir outras formas

Série Round 6 é usada como isca para golpe digital
Foto: Reprodução/Netflix
Série Round 6 é usada como isca para golpe digital

Um aplicativo falso para Android que prometia entregar papéis de parede da famosa série Round 6, da Netflix, invadiu mais de cinco mil celulares. Ao invés das imagens, o app instalava um vírus nos smartphones, capaz de cadastrar as vítimas em serviços pagos via SMS, roubando dinheiro.

O golpe foi descoberta por um especialista e posteriormente analisado pela empresa de cibersegurança ESET. A companhia avisou o Google, que acabou removendo o app da Play Store.

Apesar do aplicativo ser novo e se aproveitar de um assunto que faz sucesso no momento, a série Round 6, o malware que ele distribui é bastante conhecido, chamado de "vírus do Coringa". Bastante presente em aplicativos falsos, ele foca em descobrir informações pessoais digitadas pelos usuários nos celulares, procurando roubar dados bancários, além de cadastrar as vítimas em serviços pagos.

Para não cair nesse tipo de golpe, a dica é estar atento aos desenvolvedores dos aplicativos baixados, priorizando versões oficiais e reconhecidas. Além disso, é importante baixar aplicações apenas nas lojas oficiais e manter um bom antivírus instalado e atualizado no smartphone -  confira opções gratuitas aqui.