Facebook muda de nome; empresa agora se chama Meta

Rede social continuará tendo o mesmo nome; objetivo da companhia é focar no metaverso

Meta é o novo nome do Facebook
Foto: Reprodução
Meta é o novo nome do Facebook

O Facebook anunciou nesta quinta-feira (28) um novo nome para a empresa. A novidade foi contada pelo CEO Mark Zuckerberg, durante apresentação na conferência Connect 2021.

Meta é o novo nome da companhia, dona de diversos serviços como WhatsApp, Instagram e a própria rede social Facebook - que continuará tendo o mesmo nome.

De acordo com Zuckerberg, a mudança aconteceu para representar o novo momento da empresa, que está focada em construir o  metaverso, universo digital que foi explicado na mesma conferência.

"O metaverso é um novo capitulo para a internet, e também é o novo capitulo para a nossa companhia", disse Zuckerberg. "Nós nascemos para conectar pessoas. Hoje, somos vistos como uma empresa de rede social. Mas, no nosso DNA, somos uma empresa que conecta pessoas" continuou.

O CEO da Meta também disse que o metaverso vai colocar as pessoas no centro da tecnologia, e que esse trabalho será uma cosntrução conjunta de várias empresas e desenvolvedores.

"Pensei muito na nossa identidade nesse novo capitulo. Atualmente, nosso nome está muito ligado a um de nosso produtos [a rede social Facebook], e não representa tudo o que somos. Eu quero que nossa empresa seja reconhecida pelo metaverso", anunciou. "De agora em diante, o metaverso vem em primeiro lugar, e não o Facebook".

Zuckerberg ainda finalizou dizendo que Meta é uma palavra de origem grega que significa "além". "Sempre há mais para construir e ir além", disse ele.

O novo nome chega em meio a uma das maiores polêmicas da história do Facebook. Recentemente, diversos documentos relacionados à empresa foram vazados,  gerando acusações. O Facebook é acusado de priorizar o lucro em detrimento do bem-estar de seus usuários, promover conteúdo falso e com discurso de ódio e prejudicar a saúde mental de crianças e adolescentes.

Diante disso, a mudança de nome pode ter sido uma estratégia para desvincular os planos da empresa da imagem polêmica da rede social de mesmo nome.