Vai trocar de celular na Black Friday? Saiba como escolher o modelo ideal

Entendendo as especificações

Muita gente aproveita o período de promoções da Black Friday para trocar de celular, mas escolher um novo modelo exige bastante pesquisa e comparação - não só de preço, mas também de especificações. A seguir, entenda as principais características dos smartphones e saiba como compará-las entre modelos diferentes.

Unsplash/Azamat E

Processador

Uma das especificações mais importantes de um smartphone é o processador, que funciona como o cérebro do dispositivo e vai determinar seu desempenho. Na hora de comprar, duas características aparecem: quantidade de núcleos e clock interno. No caso da primeira, o modelo mais adotado é o octa-core, de oito núcleos, mas há celulares quad-core, com quatro. Quanto mais núcleos, mais rápido é o processador.

Wagner Pedro

Processador

Já o clock interno mede, em GHz, a frequência com que a peça funciona. De novo, quanto maior o número, mais rápido ele tende a ser. Além dessas características, porém, a fabricante e a arquitetura do processador influenciam na sua qualidade. Por isso, na hora de escolher entre dois celulares, vale a pena conferir sites que comparam processadores de forma mais abrangente, como o versus.com.

Wagner Pedro

Memória RAM

Apesar de importante, o processador não é o único responsável pelo desempenho de um celular, já que ele é auxiliado pela memória RAM, responsável por abrir e rodar arquivos. Quanto maior a memória RAM, melhor tende a ser o desempenho do smartphone, com menos travamentos.

Unsplash/NeONBRAND

Bateria

Escolher um celular pela bateria pode parecer simples: quanto mais mAh, melhor. Na prática, porém, outros elementos devem ser considerados. Se um celular tem uma tela com resolução alta e processador poderoso, por exemplo, ele vai exigir bem mais da bateria do que um celular mais simples.

Jeniffer Cardoso

Bateria

Ou seja, a mesma bateria pode durar menos ou mais de acordo com o smartphone e, por isso, é importante analisar o conjunto. Além disso, checar se o modelo é compatível com carregamento rápido é uma boa opção, já que a recarga acelerada facilita muito o uso no dia a dia.

Jeniffer Cardoso

Memória interna

A escolha da memória interna varia muito de acordo com o usuário: há quem se vire bem com 32 GB, por exemplo, enquanto há quem baixe tantos apps e tire tantas fotos que precisa de armazenamento superior a 256 GB. Além de analisar seu uso, outro ponto de atenção é se o modelo tem memória expansível, ou seja, se é possível utilizar um cartão microSD nele para adquirir mais espaço.

Unsplash/Rami Al-zayat

Câmera

A análise da câmera vai muito além da quantidade de megapixels que ela possui, já que as marcas têm investido em inteligência artificial para fazer fotos melhores mesmo com sensores mais fracos. Para escolher uma boa câmera, vale a pena ver reviews e observar as imagens feitas com cada celular.

Unsplash/Laura Chouette

Câmera - lentes

Vai comprar um celular com várias lentes? Entenda a diferença entre elas. A macro serve para fotos de objetos próximos; a ultra-wide serve para campos mais amplos, como fotos de paisagens; a teleobjetiva permite um zoom melhor; e o sensor de profundidade faz fotos desfocadas no fundo (o famoso modo retrato).

Unsplash/Laura Chouette

Câmera - recursos

Outra análise importante antes de comprar um celular é ver quais recursos estão presentes na câmera, como modo noturno, efeitos, vídeos em câmera lenta e assim por diante. Neste análise, o gosto de cada usuário pela fotografia e filmagem deve ser levado em consideração.

Unsplash/Laura Chouette

Tela

A principal característica a ser analisada em uma tela é a taxa de atualização, medida em Hz. Quanto maior o número, mais rápida é a resposta da tela, melhorando a experiência sobretudo em jogos. Se você usa o celular para tarefas mais simples, a tela não vai impactar tanto na sua experiência, tornando-se um item de análise dispensável.

Unsplash/Onur Binay

Software

Na briga entre Android e iOS, cada pessoa costuma ter um preferido. Mas independente do sistema operacional, é importante se atentar à sua versão, já que as fabricantes costumam ter atualizações limitadas. Ou seja, se você comprar um dispositivo com Android 11, por exemplo, ele receberá novidades e atualizações de segurança por muito mais tempo do que um com Android 9.

Unsplash/Azamat E

Escolheu o modelo? Hora de encontrar o melhor preço

Sites como Zoom e Buscapé podem ajudar bastante na comparação de preços. Na hora de comprar na Black Friday, também procure por sites confiáveis e fuja das promoções falsas - para isso, veja algumas dicas a seguir.

Unsplash/Bench Accounting