Twitter proíbe que usuários postem fotos de outras pessoas sem permissão

Nova regra chega para coibir ameaças que podem ganhar força na rede social

Twitter anuncia nova regra
Foto: Unsplash
Twitter anuncia nova regra

O Twitter passou a proibir nesta terça-feira (30) a publicação de imagens de pessoas sem o consentimento delas. A nova regra, no entanto, não vale para pessoas públicas e para imagens com informações de interesse público ou com fins jornalísticos.

A regra se une a uma proibição que já impedia usuários de divulgarem dados pessoais de terceiros, como endereço e número de telefone. De acordo com o Twitter, a decisão foi tomada pensando no crescente uso de informações pessoais para ameaçar pessoas.

"O compartilhamento de mídia pessoal, como imagens ou vídeos, pode violar a privacidade de uma pessoa e causar danos emocionais ou físicos", declarou a empresa. "O uso indevido da mídia privada pode afetar a todos, mas pode ter um efeito desproporcional nas mulheres, ativistas, dissidentes e membros de comunidades minoritárias", continuou

Se qualquer usuário se deparar com alguma publicação no Twitter utilizando a imagem de outra pessoa sem consentimento, é possível denunciar o tuíte na Central de Ajuda do Twitter. Para isso, é preciso clicar em Fale Conosco e, depois, em Como permanecer em segurança no Twitter e conteúdo sensível.

"Quando formos notificados por indivíduos retratados, ou por um representante autorizado, de que eles não consentiram em ter sua imagem ou vídeo privado compartilhado, nós os removeremos", anunciou o Twitter.