Robô impressiona ao imitar expressões humanas; veja o vídeo

Empresa considera que máquina é o humanoide mais avançado do mundo

Robô humanoide Ameca
Foto: Reprodução
Robô humanoide Ameca

Um robô humanoide tem ganhado as redes sociais por conta de sua alta expressividade. O Ameca, da empresa britânica Engineered Arts, impressiona por sua semelhança com os seres humanos.

De acordo com a companhia, este é "o robô em forma humana mais avançado do mundo", e seu objetivo é realizar interações humano-robô, atuando, por exemplo, em funções de atendimento do público.

Nesta semana, um vídeo que mostra o Ameca "acordando para a vida" viralizou. Nele, é possível ver o robô se mostrando impressionado, sereno e feliz, alternando entre as expressões de uma forma muito parecida com seres humanos. Confira:

Apesar de vídeos do novo robô já estarem circulando, ele ainda não foi lançado. A grande estreia está prevista para acontecer na próxima Consumer Electronics Show (CES), programada para acontecer em janeiro de 2022.

O Ameca utiliza hardware e software modulares em sua construção, o que permite que ele seja facilmente atualizado e personalizável. É possível que um cliente escolha, por exemplo, ter apenas a cabeça do robô ao invés do corpo todo.

Além disso, a máquina foi completamente construída na nuvem, permitindo que sua inteligência artificial se aproveite do que há de melhor da tecnologia global. "Tenha acesso a todos os dados dos robôs, controle-os como seu avatar pessoal, anime e simule, tudo disponível em qualquer lugar do mundo", anuncia a empresa.

Apesar da alta tecnologia, o Ameca ainda não é capaz de andar como outros robôs. Segundo a Engineered Arts, "há muitos obstáculos a serem superados antes que Ameca consiga andar". "Caminhar é uma tarefa difícil para um robô e, embora tenhamos feito pesquisas sobre isso, não criamos um humanóide ambulante completo", compeltou a empresa, que planeja que a máquina seja capaz de caminhar no futuro. A seguir, confira outro vídeo das reações de Ameca: