ConecteSUS, TrateCov, Tesouro e mais; relembre os hackers desse ano

Nesta sexta-feira (10) um grupo chamado de 'LAPSUS$ GROUP' retirou os sites do Ministério da Saúde do ar e criptografou os dados na plataforma. Relembre outros casos →

ConecteSUS e Ministério da Saúde

O site do Ministério da Saúde e a plataforma ConecteSUS foram alvos de um ataque hacker na madrugada desta sexta-feira (10). Os invasores - denominados de 'LAPSUS$ GROUP' deixaram uma mensagem para quem tentava acessar os endereços que dizia: "Nos contate caso queiram o retorno dos dados".

Reprodução

Em maio, o ex-ministro da Saúde alegou que um hacker colocou o aplicativo TrateCov no ar

O ex-ministro Eduardo Pazuello revelou à Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) que a plataforma TrateCOV foi hackeada . A revelação se deu ao ser questionado pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM) sobre o uso do aplicativo, testado em Manaus no início de janeiro de 2021, para gerar supostos diagnósticos da Covid-19.

Fernanda Capelli

TSE

Em agosto a Polícia Federal cumpriu cinco mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão preventiva e dois mandados de prisão temporária, nas cidades de São Paulo (SP) e Araçatuba (SP), na operação Script Kiddie, que visa desarticular uma associação criminosa que promoveu ataque hacker ao site do Tribunal Superior Eleitoral em junho deste ano.

Reprodução%3A ACidade ON

Tesouro Nacional

Também em agosto, a rede interna da Secretaria do Tesouro Nacional sofreu um ataque hacker na noite desta sexta-feira, informou o Ministério da Economia. Em nota, a pasta disse que "as medidas de contenção foram imediatamente aplicadas e a Polícia Federal, acionada", mas não detalhou o grau de dano provocado pela invasão.

Karol Albuquerque

STJ

Em novembro, a rede de tecnologia do Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi alvo de um ataque hacker que causou instabilidade e resultou na suspensão de julgamentos. Em nota, o STJ anunciou que a Polícia Federal foi acionada para investigar o caso. Além disso, os usuários do sistema interno da corte foram orientados a não utilizar os computadores ligados à rede do tribunal até que a segurança seja restabelecida.

Reprodução%3A iG Minas Gerais

Biblioteca Nacional

Serviços digitais da instituição ficaram 15 dias fora do ar depois da invasão que aconteceu no dia 11 de abril. Ao todo, 95% do acervo foi recuperado.

Ana Marques

ConecteSUS hackeado: saiba o que é ransomware e como ocorreu o ataque

Matheus Barros