Instagram: esta configuração simples pode te salvar de ter o perfil roubado

Golpes estão sendo aplicados na rede social; veja como se proteger

Golpes no Instagram

Recentemente, um dos golpes mais comuns no Instagram tem sido o roubo de contas. Funciona assim: cibercriminosos tomam posse da conta de pessoas comuns e começam a publicar como se fossem elas, geralmente vendendo itens caros como eletrodomésticos. O objetivo é roubar dinheiro dos amigos e seguidores da pessoa que teve a conta invadida.

Unsplash/Jenny Ueberberg

Como o golpe acontece?

Para roubar uma conta, os hackers precisam ter acesso à senha, que pode ser obtida através de vazamentos de dados ou de campanhas de phishing (quando a vítima clica em um site falso e passa dados pessoais). Mas uma configuração bastante simples do próprio Instagram pode te salvar de ter a conta roubada.

Unsplash/Markus Spiske

Autenticação de dois fatores

Presente em muitas plataformas e redes sociais, a autenticação de dois fatores dá uma dupla proteção à conta. Mesmo que alguém tenha sua senha, essa pessoa ainda não consegue invadir seu perfil sem essa segunda camada de proteção.

Unsplash/Franck

Como funciona a autenticação de dois fatores?

Com esse recurso ativado, ao tentar fazer login no Instagram em um novo dispositivo, a rede social vai checar se você é você. Para isso, é possível usar um aplicativo terceiro, um código enviado por SMS ou WhatsApp ou uma notificação em um dispositivo confiável. Assim, se um golpista tentar acessar sua conta, ele não vai conseguir sem essa segunda verificação. A seguir, confira como ativar esse recurso no Instagram.

Unsplash

Passo 1: acesse o menu e clique nas configurações

iG Tecnologia

Passo 2: clique em "Segurança"

iG Tecnologia

Passo 3: selecione "Autenticação de dois fatores"

Depois, é só escolher a melhor maneira de fazer a verificação. Pronto, sua conta ganhou uma segunda camada de proteção!

iG Tecnologia