Twitter: governos batem recorde ao pedir exclusão de conteúdo

Brasil aparece na lista solicitando a remoção de publicações de veículos da imprensa

Twitter recebe solicitações recorde para banir conteúdo
Foto: Unsplash
Twitter recebe solicitações recorde para banir conteúdo

O Twitter divulgou um relatório nesta terça-feira (25) no qual afirma que governos de todo o mundo bateram recorde no número de pedidos de remoção de conteúdo na rede social entre janeiro e junho de 2021.

Ao todo, foram 43.387 demandas de remoção de publicações no período, além de 196.878 pedidos de exclusão de contas. Estes são os maiores números desde 2012, quando a rede social começou a divulgar os dados.

Segundo o Twitter, essas demandas são relativas a pedidos de ordens judiciais, de entidades governamentais ou de advogados que representam indivíduos.

A imensa maioria dos pedidos (95%) veio de apenas cinco países. O campeão foi o Japão, seguido de Rússia, Turquia, Índia e Coreia do Sul.

No Brasil, as autoridades fizeram 141 pedidos de remoções de conteúdo de 472 contas. O Twitter atendeu a 39% dos pedidos. No período anterior, entre julho e dezembro de 2020, haviam sido 288 solicitações para 1.086 contas.

O Brasil se destacou por ter realizado quatro pedidos legais contra contas de veículos de imprensa e jornalistas verificados. Nessa categoria, o país campeão foi a Índia, com 89 pedidos, seguido por Turquia (59), Rússia (40) e Paquistão (18).

"Estamos enfrentando desafios sem precedentes à medida que governos de todo o mundo tentam cada vez mais intervir e remover conteúdo. Esta ameaça à privacidade e à liberdade de expressão é uma tendência profundamente preocupante que requer toda a nossa atenção", afirmou Sinead McSweeney, vice-presidente de políticas públicas globais e filantropia do Twitter.