Robô da Meta cria mundos no metaverso por comandos de voz; veja

Com a tecnologia, usuários poderão facilmente criar ambientes para explorarem em realidade virtual

Cenário criado pelo novo sistema da Meta
Foto: Reprodução/Meta
Cenário criado pelo novo sistema da Meta

A Meta anunciou nesta quarta-feira (23) o protótipo de um sistema de inteligência artificial capaz de criar um cenário no metaverso através de comandos de voz dos usuários. A tecnologia foi demonstrada pelo CEO da empresa, Mark Zuckerberg.

Chamado de Builder Bot ("robô construtor", em português), o sistema vai adicionando elementos conforme o usuário pede. Na demonstração, Zuckerberg pediu para que o robô criasse uma praia, depois adicionasse nuvens, uma ilha, árvores, uma mesa com bebidas e um som ambiente. Confira a demonstração no vídeo a seguir, a partir de 6 minutos.

A tecnologia, que ainda está sendo desenvolvida, permitirá que os usuários do metaverso "criem mundos diferenciados para explorar e compartilhar experiências com outras pessoas apenas com sua voz", prometeu Zuckerberg.

A novidade pode atrair mais pessoas para os ambientes de realidade virtual ao facilitar suas construções. O metaverso da Meta, a plataforma Horizon Worlds , permite que todos os usuários criem ambientes, mas por enquanto é necessário saber programar para desenvolver novos mundos.

Apesar de promissora, a tecnologia também pode ter algumas consequências negativas, como aponta o The Verge. Se a Meta não se preocupar com determinados aspectos, é possível que o Builder Bot aceite solicitações de conteúdo ofensivo ou reproduza preconceitos e estereótipos humanos sobre o mundo.

Por enquanto, a Meta não informou se o Builder Bot é baseado em uma biblioteca de elementos criados por humanos ou se a própria inteligência artificial cria os designs. Ainda não há previsão de quando a tecnologia estará pronta para chegar ao mercado.