Google interrompe todas as vendas de anúncios na Rússia

Empresa já havia excluído canais estatais russos do YouTube

Google interrompe anúncios na Rússia
Foto: Unsplash/Kai Wenzel
Google interrompe anúncios na Rússia

O Google interrompeu todas as vendas de anúncios na Rússia como resposta à invasão à Ucrânia. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (4) pelo The Verge, que teve a confirmação da gigante de tecnologia.

"À luz das circunstâncias extraordinárias, estamos pausando os anúncios do Google na Rússia. A situação está evoluindo rapidamente e continuaremos compartilhando atualizações quando apropriado", disse um porta-voz da empresa.

Na terça-feira (1º) o  Google já havia anunciado que bloquearia os canais de mídia russa RT e Sputnik no YouTube em toda a Europa. "Nossas equipes continuam monitorando a situação 24 horas por dia para tomar medidas rápidas", declarou a empresa, na ocasião.

A interrupção dos anúncios na Rússia vem após o Google ser criticado pelo órgão regulador de comunicações russo, o Roskomnadzor. O órgão ligado ao governo afirmou que a gigante de tecnologia permitiu anúncios sobre a guerra na Ucrânia que "visavam criar uma percepção distorcida dos eventos atuais" e espalhavam "informações políticas falsas". Nos últimos dias, a Rússia vem tentando banir qualquer narrativa que não seja a oficial do governo.