Discurso de ódio cresce na internet em anos eleitorais, diz Safernet

Em 2020, denúncias relacionadas a neonazismo cresceram 840,7%

Discurso de ódio cresce nas redes sociais
Foto: Unsplash/Jenny Ueberberg
Discurso de ódio cresce nas redes sociais

O número de denúncias relacionadas a discurso de ódio na internet cresce em anos eleitorais, aponta levantamento da Safernet, ONG brasileira de direitos humanos no ambiente digital.

Em 2018 e 2020, houve mais denúncias de racismo, lgbtfobia, xenofobia, neonazismo, misoginia e apologia a crimes contra a vida do que em anos anteriores que não tiveram eleições. A Safernet recebe denúncias de sete tipos de crimes que envolvem discurso de ódio; além dos seis citados, a intolerância religiosa foi o único que não seguiu o padrão de aumento de queixas durante anos eleitorais.

Em 2018, misoginia, xenofobia e neonazismo foram os crimes relacionados a discurso de ódio que mais cresceram na internet. Já em 2020, racismo e xenofobia tiveram mais do que o dobro de denúncias quando em comparação com 2019, enquanto as queixas de neonazismo cresceram 840,7% no mesmo período.

"O discurso de ódio nas redes é usado como uma plataforma política para engajar a audiência, dar notoriedade ao emissor e assim trazer mais votos, por isso a abordagem do tema precisa ser estratégica", afirma a psicóloga Juliana Cunha, diretora de projetos especiais da Safernet. "Acreditamos que a educação para qualificar o debate e o incentivo de conteúdos que promovam diálogo são caminhos para se alcançar um ambiente em que se conquiste votos por meio de ideias, não no grito", continua.

Para denunciar crimes relacionados a discurso de ódio na internet, basta acessar o  canal de denúncias disponibilizado pela Safernet.