No Dia do Meme, relembre a evolução dos conteúdos que nos fazem rir

Dia do Meme

Nesta sexta-feira (13), se comemora o Dia Nacional do Meme, data que surgiu como os próprios memes: ninguém sabe de onde veio. Essa é uma característica bastante comum dos memes: do nada, eles estão na boca do povo e poucas pessoas sabem, de fato, sua origem.

Unsplash/Rob Hampson

Como surgiu o termo Meme?

A palavra Meme surgiu ainda na década de 1970, misturando as palavras mimesis (imitação, em grego) e gene. A ideia é que o Meme é algo que é imitável e que circula rapidamente, da mesma forma que os genes mutam e evoluem. E aí, já viu, né? Viraliza!

Reprodução/Twitter

Meme original

Apesar do termo ter surgido na década de 1970, foi por volta de 2010 que ele começou a ser incorporado à internet. Você se lembra dos personagens Forever Alone, FUU e outros? Até hoje, eles são considerados quase como a definição do que é Meme.

Reprodução

Vídeos no YouTube

Na mesma época que os personagens preto e branco viralizaram, os vídeos no YouTube também começaram a se tornar Memes. Quem não se lembra do menino rindo durante a Ave Maria, do pessoal xingando muito no Twitter durante o show do Restart ou do forninho caindo? Eta, Geovana!

Divulgação

Gerador de memes

Já na segunda metade da década de 2010, começaram a fazer sucesso os aplicativos para gerar Memes. Nessa época, qualquer imagem com algo engraçado escrito em cima passou a se tornar Meme - até hoje é assim, né?

Reprodução

Memes modernos

Atualmente, além dos vídeos e imagens, os Memes alcançaram tudo quanto é formato: figurinhas, GIFs, filtros nas redes sociais e vídeos curtos em novos formatos. Afinal, o brasileiro gosta mesmo é de transformar tudo em piada, né? Quem gostou, bate palma; quem não gostou, paciência!

Reprodução/Twitter

Por que Elon Musk se preocupa tanto com bots no Twitter?

Reprodução/Instagram