Dia dos Namorados: veja como evitar cair em golpes nas compras online

Golpes digitais

Com o Dia dos Namorados se aproximando, muitas pessoas apostam nas compras online para escolher o presente da pessoa amada. Mas as datas comemorativas são justamente quando os cibercriminosos mais tentam aplicar golpes nos consumidores. A seguir, confira algumas dicas para se proteger e não ter dados ou dinheiro roubado.

Unsplash/Jenny Ueberberg

Phishing: o principal golpe

No Brasil, o principal golpe digital é o de phishing, no qual os hackers enviam mensagens ou emails fingindo ser uma instituição ou empresa a fim de roubar dados pessoais e bancários dos internautas. Em datas comemorativas, são bastante comuns as promoções falsas.

Unsplash/Chris Yang

Phishing: como se proteger

Nessas promoções falsas, os hackers fingem ser lojas famosas a fim de roubar informações. "A melhor medida para aproveitar as ofertas com segurança é entrar no site da empresa da qual você recebeu a mensagem, verificar se a promoção de fato existe e checar se o site em questão é seguro", orienta o especialista em segurança digital e consultor técnico da CertiSign, Márcio D'avila.

Unsplash/Azamat E

Phishing: como se proteger

As campanhas de phishing podem ser distribuídas por e-mail, redes sociais ou aplicativos de mensagens como o WhatsApp. Na dúvida, desconfie de ofertas boas demais para serem verdade ou de brindes.

Unsplash/Kate Torline

Outras dicas

Para comprar online, também é importante ter um bom antivírus instalado e atualizado, olhar a reputação das lojas online em sites como o Reclame Aqui, e preferir o pagamento por cartão de crédito (sites que só vendem por boleto tendem a não ser confiáveis).

Unsplash/Christin Hume

Anúncios falsos no Google e Facebook fazem usuários perderem dinheiro

Unsplash/Jenny Ueberberg