Quando o 5G chega na sua cidade? Confira o calendário das capitais

Decisão da Anatel

O Gaispi, grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) responsável pela implantação do 5G no Brasil, decidiu nesta sexta-feira (12) quais serão as próximas cidades a receber o 5G. Algumas tiveram as datas específicas reveladas, enquanto outras tiveram o prazo prorrogado.

Unsplash/Jenny Ueberberg

Entendendo os prazos

É importante ressaltar que existem dois prazos para a chegada do 5G: quando a Anatel libera a faixa para que as operadoras de telecomunicações a utilizem; e quando as teles, de fato, liberam o sinal do 5G. Antes da aprovação do atraso, todas as capitais teriam a faixa liberada até o fim de agosto, mas as teles só eram obrigadas a ativarem a rede até o fim de setembro.

Unsplash/blocks

Entendendo os prazos

Na prática, porém, essa diferença não é vista. Em todas as capitais nas quais o 5G já está funcionando, a liberação da faixa e a ativação do sinal aconteceram no mesmo dia. Isso porque as empresas querem entregar a tecnologia o quanto antes e, na maioria dos casos, já estão prontas para isso.

Unsplash/blocks

Cidades que já têm 5G

Até agora, o sinal do 5G já funciona em Brasília, Porto Alegre, João Pessoa, Belo Horizonte e São Paulo.

Unsplash/Jakub Pabis

Cidades que recebem o 5G na semana que vem

Na próxima terça-feira (16), a faixa do 5G será liberada em Salvador, Goiânia e Curitiba.

Unsplash/Alex Ware

Cidades que recebem o 5G até 29 de agosto

Até o fim do mês, Florianópolis, Palmas, Rio de Janeiro e Vitória terão a faixa do 5G liberada. O prazo para as teles ativarem o sinal, porém, é de 29 de setembro.

Unsplash/Kate Torline

Cidades que recebem o 5G até 28 de outubro

O prazo para as 15 demais capitais foi prorrogado em 60 dias. As cidades que devem ter a faixa liberada até 28 de outubro, portanto, são: Aracaju, Belém, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Fortaleza, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Porto Velho, Recife, Rio Branco, São Luís e Teresina. O prazo para a ativação do sinal é até 27 de novembro.

Unsplash/Rami Al-zayat

5G pode chegar antes

Para as 15 capitais cujo atraso foi aprovado, é possível que a liberação do 5G seja antecipada caso a infraestrutura fique pronta antes.

Unsplash/Onur Binay

5G deve demorar dois anos para atingir cobertura total em capitais

Unsplash/Jenny Ueberberg