Zuckerberg diz que Instagram é positivo; documentos revelam toxicidade

CEO da Meta afirmou que o único defeito da rede social é ser 'superpositiva' demais

Mark Zuckerberg defende Instagram
Foto: Reprodução/YouTube
Mark Zuckerberg defende Instagram

Mark Zuckerberg, CEO da Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, afirmou nesta quinta-feira (25) que o Instagram é um "espaço superpositivo". No ano passado, documentos internos vazados comprovaram que a empresa sabe que a plataforma pode ser um ambiente tóxico, sobretudo para adolescentes.

"Eu acho que o Instagram é um espaço superpositivo. Acho que algumas das críticas que recebemos lá é que é passa por muita curadoria e é potencialmente, de algumas formas, excessivamente positivo. É fácil gastar tempo lá, e de alguma forma absorver muito da positividade", disse Zuckerberg, em entrevista ao podcast Joe Rogan Experience, nos Estados Unidos.

No ano passado,  documentos vazados  pelo jornal The Wall Street Journal revelaram que a Meta (na época, Facebook) tinha conhecimento de que o Instagram era potencialmente perigoso para a sáude mental se seus usuários, sobretudo os mais jovens, e nada fez a respeito disso.

Nos documentos, a empresa mostrava pesquisas internas que concluíram que havia problemas, que não foram solucionados. "Tornamos os problemas de imagem corporal piores para uma em cada três meninas adolescentes", dizia um dos slides vazados.