Não caia nessa! Conheça 5 golpes que circulam no TikTok

Cuidado com os golpes

O TikTok se popularizou bastante nos últimos anos e, por isso, se tornou um alvo para cibercriminosos. Hoje, diversos golpes circulam na plataforma, então é preciso tomar cuidado. A seguir, conheça 5 fraudes bastante disseminadas no aplicativo, identificadas pela empresa de cibersegurança ESET.

Unsplash/Kon Karampelas

1. Golpes com criptomoedas

Na rede social, circulam muitos golpes financeiros relacionados a criptomoedas ou outras oportunidades de enriquecer rapidamente. É necessário atenção para não se tornar uma vítima, sempre evitando clicar em links ou passar informações sem ter certeza da veracidade da proposta.

Unsplash/Kon Karampelas

2. Mensagens falsas

Mensagens falsas circulam no TikTok prometendo selo de verificação da conta, mais seguidores ou até mesmo um patrocínio. Se o usuário clicar no link e fizer login no site falso, ele tem sua conta do TikTok roubada.

Unsplash/Solen Feyissa

3. Bots

No TikTok, robôs são programados para interagir com pessoas, se passando por humanos. Nessas conversas, dados pessoais podem ser solicitados ou links contendo vírus podem ser enviados.

shutterstock

4. Apps falsos

Golpistas usam o TikTok para promover aplicativos falsos. Esses apps roubam dados dos usuários ou instalam vírus no celular. Neste caso, a dica é sempre desconfiar e não fazer downloads de fora das lojas oficias (Google Play Store no Android e App Store no iOS).

Unsplash/Kon Karampelas

5. Celebridades falsas

Outro golpe comum no TikTok são páginas que se passam por celebridades a fim de conseguir muitos seguidores. Feito isto, golpes são aplicados na página.

Unsplash/Kon Karampelas

Como se proteger?

De acordo com a ESET, algumas dicas são ativar a autenticação de dois fatores no TikTok e sempre desconfiar de mensagens desconhecidas e vídeos com propostas boas demais para serem verdade. Além disso, se vir uma publicação fraudulenta, denuncie para a rede social.

Divulgação

App que muda WhatsApp rouba dinheiro dos usuários; saiba se proteger

Unsplash/Mourizal Zativa