Esquenta Black Friday: veja 7 dicas para não cair em golpes online

Black Friday chegando

Neste ano, a Black Friday está marcada para o dia 25 de novembro. Muitas empresas, porém, já começaram a liberar ofertas e promoções, no que é conhecido como 'Esquenta Black Friday'. O mês de novembro, por ter muitas promoções, é também muito visado por golpistas, que aplicam fraudes online. A seguir, veja como se prevenir delas.

Unsplash

1. Cuidado com sites estranhos

Dê sempre preferência a sites que você já conhece. Na dúvida, pesquise pela reputação do site em canais como o Reclame Aqui.

Unsplash/Jonas Leupe

2. Confira os links

Sempre que receber ofertas por email, WhatsApp, SMS ou redes sociais, confira o link antes de clicar. Golpistas costumam trocar alguns caracteres para criar sites falsos que imitam grandes varejistas, trocando um 'A' por um '4' ou um 'L' minúsculo por um 'i' maiúsculo, por exemplo.

Unsplash/Mourizal Zativa

3. Cuidado com os anúncios

Ao invés de clicar em um link, o recomendado é sempre entrar direto no site da loja na qual há uma possível promoção. Se for pesquisar em buscadores como o Google, ainda é preciso ter cuidado, já que golpistas costumam pagar para que links sejam patrocinados e apareçam nos resultados da busca.

Unsplash/Jenny Ueberberg

4. Desconfie sempre

Se recebeu ou viu uma promoção boa demais para ser verdade, desconfie. Cheque o link e a reputação do site e, na dúvida, não ofereça suas informações pessoais, sobretudo as bancárias.

Unsplash/Chris Yang

5. Cuidado com os pagamentos

Desconfie de sites que têm boleto e pix como únicas formas de pagamento. Se for pagar com cartão, prefira a versão virtual.

Unsplash

6. Não use um computador público

Use sempre seus próprios dispositivos para efetuar as compras, além de priorizar redes Wi-Fi particulares ao invés de públicas.

Unsplash

7. Cuide dos seus dispositivos

Mantenha sempre um antivírus instalado e atualizado, mesmo no celular. Abaixo, confira opções gratuitas para Android.

Unsplash/Franck