O que é Mastodon, rede social que tem roubado usuários do Twitter

Twitter de Musk

Depois de ter sido comprado por Elon Musk, o Twitter tem passado por mudanças: metade dos funcionários foram demitidos, taxas podem ser cobradas e a moderação de conteúdo pode reduzir. Com medo de que o Twitter se torne uma plataforma tóxica, muitos usuários têm migrado para o Mastodon.

Unsplash/Jeremy Bezanger

Mastodon crescendo

Com a migração de plataformas, o Mastodon recebeu quase 500 mil novos usuários, ultrapassando a marca de um milhão. Como a rede social era pequena e cresceu rapidamente, problemas técnicos já têm surgido. "O Mastodon nunca recebeu tanta atenção", escreveu Eugen Rochko, o desenvolvedor alemão por trás da plataforma.

Unsplash/Jonas Leupe

Afinal, o que é o Mastodon?

O Mastodon é uma rede social criada em 2016 totalmente descentralizada, na qual os usuários participam de servidores moderados por grupos ou indivíduos. Não há publicidade na plataforma, que se mantém através de financiamento coletivo.

Reprodução/Mastodon

Mastodon é igual o Twitter?

Assim como no Twitter, o Mastodon permite a publicação de textos curtos, com até 500 caracteres. Também é possível enviar imagens e vídeos, além de curtir e compartilhar posts de outras pessoas.

Unsplash/Jenny Ueberberg

Como funcionam os servidores?

Ao acessar o Mastodon, é necessário escolher em qual servidor sua conta estará hospedada. É possível ficar, por exemplo, em um servidor global, ou em um relacionado à sua localidade ou a temas do seu interesse. A rede social funciona, então, em espécies de comunidades, mas também é possível se comunicar com outros servidores.

Unsplash/Rob Hampson

Por que as pessoas estão indo para o Mastodon?

O Mastodon se tornou o destino dos usuários insatisfeitos com o Twitter por representar essa descentralização, que permite que a rede social, ao contrário das demais, não seja liderada por bilionários.

Unsplash/Jonas Leupe

"Seu feed deve ser preenchido com o que mais importa para você, não com o que uma corporação acha que você deveria ver. Redes sociais radicalmente diferentes, de volta às mãos do povo", diz o site do Mastodon.

Reprodução/Mastodon

Nem tudo são flores

Apesar de ter princípios que agradam os usuários, uma característica levanta um alerta: o Mastodon não tem uma moderação de conteúdo construída pela empresa, mas sim uma moderação colaborativa, na qual cada grupo pode determinar suas próprias regras. Isso pode gerar grupos que liberam discursos perigosos, sobretudo com o crescimento acelerado do número de usuários.

Unsplash/Jenny Ueberberg

Musk se contradiz ao defender liberdade de expressão no Twitter

Reprodução/Instagram - 05.10.2022