Vai trocar de celular na Black Friday? Veja dicas para escolher

Black Friday chegando

Nesta sexta-feira (25), acontece a tradicional Black Friday, com descontos nas mais diversas categorias de produtos. De acordo com pesquisa da SoluCX, o item mais desejado pelos brasileiros é o celular, mas nem sempre é fácil escolher o smartphone ideal. Se você está entre as pessoas que está esperando a Black Friday para trocar de aparelho, confira algumas dicas a seguir.

Unsplash/ROBIN WORRALL

Do básico ao premium

Antes de adentrar as especificações dos smartphones, é importante ter em mente que atualmente o mercado brasileiro conta com muitas opções de celulares, para todos os bolsos e gostos. Por isso, uma dica importante é definir quanto você pode gastar e comparar os modelos da mesma faixa de preço, priorizando aquilo que é mais importante para você - tem gente que prefere mais bateria e câmeras piores, enquanto outras pessoas preferem o contrário, por exemplo.

Unsplash/Jenny Ueberberg

Processador

Uma das especificações mais importantes de um smartphone - e também uma das que mais confundem as pessoas - é o processador. É ele que vai determinar boa parte de desempenho do aparelho, já que funciona como uma espécie de cérebro. Na hora de escolher um processador, é importante olhar dois fatores: quantidade de núcleos e clock interno.

Felipe Freitas

Processador

No que diz respeito à quantidade de núcleos, o mais comum é encontrar processadores com oito núcleos, os octa-core. Celular com processadores com menos núcleos são mais básicos. Já do clock interno mede, em GHz, a frequência da peça - quanto maior o número, melhor o desempenho. Para comparar dois processadores com mais detalhes, envolvendo arquitetura e fabricante, é possível usar plataformas como o versus.com.

Emerson Alecrim

Memória RAM

Além do processador, outra especificação que interfere no desempenho de um smartphone é a memória RAM. Neste caso, a comparação é mais simples: quanto maior o número, melhor o desempenho da memória RAM.

Wagner Pedro

Memória interna

Outra característica a ser observada é a memória interna. Neste caso, o uso de cada pessoa interfere muito na quantidade de armazenamento necessária. Se você usa muito a nuvem, por exemplo, pode não precisar de tanto espaço no celular. Também é importante observar se o celular oferece a capacidade de armazenamento adicional via cartão microSD.

Unsplash/Jonas Leupe

Bateria

No que diz respeito à bateria, há uma espécie de pegadinha na hora de fazer a comparação. É verdade que uma bateria com maior capacidade dura mais tempo longe da tomada? Depende do celular. É possível que um smartphone com bateria de 5.000 mAh tenha processador tão poderoso, recursos tão complexos e tela tão iluminada que ele fique menos tempo longe da tomada do que um modelo mais simples com bateria de 4.000 mAh. Por isso, os itens precisam ser analisados em conjunto.

Divulgação/OPPO

Bateria

Outro detalhe importantíssimo a observar no que diz respeito à bateria é se o celular vem com carregador na caixa e se tem compatibilidade com carregamento rápido, o que ajuda a completar a carga em menos tempo.

Divulgação/OPPO

Câmera

Na hora de escolher um celular pela câmera, não basta ver qual opção tem mais megapixels ou quantas lentes há no modelo. Antes, é necessário entender quais são as suas necessidades. O celular tem três câmeras? Ótimo! Mas para quê serve cada uma delas? Você tem interesse em usar todos esses tipos de lentes? Ou é melhor apostar num celular mais simples, mas com resolução melhor?

Unsplash/Laura Chouette

Câmera

Além de entender o seu uso, é importante lembrar que as fabricantes têm apostado em recursos de inteligência artificial para melhoras as imagens, então um bom software e um bom processador também interferem na qualidade das fotos. Ao comparar smartphones, procure reviews das câmeras na internet e fotos que já foram feitas com os modelos para ajudar na escolha.

Unsplash/Laura Chouette

Tela

Se você usa o celular para tarefas mais simples, a tela pode não ser tão importante para você. Mas se você assiste a muitos vídeos ou joga muitos games, é importante se atentar à resolução e à taxa de atualização (aqui também vale a regra de "quanto maior o número, melhor").

Unsplash/Onur Binay

Software

Na hora de comprar um celular, é importante ver com qual versão do sistema operacional ele foi lançado e quantos anos de update a fabricante prometeu. Assim, você fica sabendo se o smartphone será atualizado por muitos anos ou se ficará obsoleto logo.

Unsplash/Kai Cheng

5G

Por fim, uma das maiores dúvidas que a quinta geração de internet móvel trouxe é: já é necessário comprar um celular com 5G? E a melhor resposta para essa pergunta é: depende. Depende da localização do usuário, do tempo de vida que costumar dar ao smartphone e de quanto pretende gastar. A seguir, confira alguns aspectos a observar.

Unsplash/Jonas Leupe