Golpes por email aumentam no fim do ano; conheça os 5 mais comuns

Golpes por email

No final de ano, os golpes por email costumam ficar mais comuns por conta das datas promocionais e comemorativas, como Black Friday, Natal e Ano Novo. O Google alerta seus usuários do Gmail para 5 tipos de golpes mais comuns. Conheça cada um deles a seguir.

Unsplash/Jonas Leupe

1. Vale-brinde

Com a temporada de compras, ficam mais comuns golpes envolvendo vale-brindes de graça. Para isso, a vítima é induzida a preencher seus dados pessoais, incluindo de cartão de crédito. Neste caso, a melhor dica é: se uma oferta parece boa demais para ser verdade, pode ser um ataque.

Unsplash/Jenny Ueberberg

2. Caridade

Prejudicando tanto usuários quanto instituições sérias, golpistas se passam por organizações de caridade no final do ano, pedindo doações por email. Na dúvida, entre em contato diretamente com a entidade que o email diz se passar e pergunte se o contato é verdadeiro.

Unsplash/Solen Feyissa

3. Golpes direcionados

Também são comuns golpes nos quais os cibercriminosos sabem informações sobre a vítima, e as utilizam para criar mensagens com aspecto mais verdadeiro. Mesmo que um email cite seu nome, profissão ou local onde mora, dentre outros aspectos, fique atento à possibilidade de ser um golpe.

Unsplash/Rob Hampson

4. Renovações de assinaturas

Outro golpe comum em final de ano é o que os golpistas fingem ser de serviços como antivírus ou streaming e pedem a renovação do plano. Na dúvida, entre em contato diretamente com o fornecedor.

Unsplash/Christin Hume

5. Emails de criptografia

Há ainda golpes nos quais os criminosos fingem que invadiram a máquina da vítima e pedem dinheiro para não revelar suas informações.

Unsplash/Jonas Leupe

Como se proteger

Em todos esses golpes, a principal dica é não se deixar levar pelo tom alarmista e analisar o email corretamente. Na dúvida, não forneça informações pessoais nem clique em links ou em anexos.

Unsplash