Confira cinco hábitos digitais saudáveis para 2023

A virada do ano pode ser uma ótimo momento para largar hábitos antigos e adotar novas práticas mais saudáveis. Pensando nisso, especialistas da empresa de segurança cibernética selecionaram cinco medidas para adotar no âmbito digital em 2023.

Trocar de senhas

Para garantir uma maior segurança em suas contas pessoas, é recomendado renovar suas senhas de tempos em tempos. Utilizando um gerenciador de senhas ou as mudando manualmente, apenas tenha certeza de se lembrar de todas!

shutterstock

Serviços que alertam sobre vazamentos de dados

Vazamento de dados estão se tornando cada vez mais comuns dentre as redes sociais. No entanto, é possível encontrar serviços especializados para monitorar suas informações, e assim garantir que seus detalhes estão seguros.

shutterstock

VPNs

VPNs, ou Virtual Private Networks, são serviços de segurança que garantem a privacidade do usuário ao esconder o endereço de IP, além melhorar a velocidade da sua internet. Hoje, existem uma gama de sites fornecendo esta ferramenta que vale o investimento

Lorena Amaro

Transfira documentos para um local seguro

Para garantir a segurança de seus documentos, é recomendado a criação de uma pasta segura para documentos que criptografa os arquivos. É possível encontrar métodos de armazenamento específicos para os arquivos pessoais em aplicativos de gerenciamento de senha.

Luciano Rocha

Monitorizar as crianças

Todos sabem que as crianças adoram passar horas na internet. Entretanto, é recomendado acompanhar os mais novos para garantir sua segurança e privacidade na web. Há uma variedade de softwares de segurança infantil que podem ajudar os pais a monitorarem suas crianças e estimular hábitos digitais saudáveis desde pequenas.

Murilo Tunholi

Importância da privacidade

"Privacidade e segurança não são um resultado, mas um processo. Assim como você não pode entrar em forma ou se tornar uma pessoa com alimentação saudável da noite para o dia, proteger dados e as pegadas digitais também requer alguma dedicação. No entanto, pequenos passos podem aumentar muito sua privacidade, ao mesmo tempo que tornam essa tarefa muito mais simples", comenta Vladislav Tushkanov, cientista-líder de dados da Kaspersky.

Cassio Gusson