Dia da internet segura: veja 6 dicas para se proteger de golpes online

Dia da internet segura

Nesta terça-feira (7) se celebra o dia da internet segura, data na qual esforços para proteger os usuários são mais evidenciados. A seguir, confira seis dicas da empresa brasileira Kinghost para tornar sua vida online mais segura e evitar cair em fraudes digitais.

Unsplash/Chris Yang

1. Mantenha as atualizações em dia

Toda vez que um aplicativo ou sistema operacional tem uma falha de segurança descoberta, ela é corrigida através de atualizações. Por isso, não fazer os updates com frequência pode colocar o usuário em risco.

Unsplash/Jenny Ueberberg

2. Cuide das suas senhas

No que diz respeito às senhas, é importante criar códigos fortes (com letras, números e símbolos), além de usar uma senha diferente para cada serviço. Não é recomendado salvá-las no navegador.

Unsplash/NeONBRAND

3. Use dupla autenticação

Atualmente, os principais serviços e redes sociais que utilizamos têm a opção de dupla autenticação. Sempre que possível, ative essa configuração para dobrar a segurança.

Unsplash/Kai Cheng

4. Tome cuidado com os aplicativos

Na hora de baixar novos aplicativos, utilize sempre as lojas oficiais. Além disso, verifique se as permissões solicitadas fazem sentido para o funcionamento daquela aplicação - desconfie se, por exemplo, uma calculadora pedir para acessar sua localização.

Unsplash/Rob Hampson

5. Tome cuidado com sites

Sempre desconfie de promoções boas demais e cheque o endereço do site em questão. Muitas vezes, os golpistas mudam apenas uma letra para enganar os usuários e imitarem sites de grandes marcas.

Unsplash/Azamat E

6. Use um bom antivírus

Todos os dispositivos eletrônicos precisam ter antivírus, inclusive o celular. Abaixo, confira uma lista de bons antivírus gratuitos para Android.

Unsplash/Franck