Twitter passa a cobrar por recurso básico de segurança

Autenticação em duas etapas por SMS se tornou um recurso exclusivo do Twitter Blue

Twitter passa a cobrar por autenticação em duas etapas via SMS
Foto: Unsplash/Jeremy Bezanger
Twitter passa a cobrar por autenticação em duas etapas via SMS

O Twitter anunciou nesta semana que a autenticação em duas etapas via SMS será um recurso pago, disponível apenas no Twitter Blue . No Brasil, a assinatura custa até R$ 60 por mês.

A autenticação em duas etapas é uma ferramenta existente em todas as grandes plataformas que dá uma segurança extra aos usuários. Com ela ativada, é necessário fazer uma segunda autenticação, além da senha, para acessar o serviço em outros dispositivos. Isso impede que uma senha vazada termine em uma conta invadida.

Por exemplo, se você tentar acessar seu Twitter em um novo celular e sua conta tiver a autenticação em duas etapas ativada, a plataforma vai pedir uma segunda checagem além da sua senha. Antes da mudança, essa checagem poderia ser um código enviador por SMS, um código enviado por um aplicativo de autenticação ou uma chave de segurança.

Dentre os três, o método mais simples de ser utilizado é a autenticação por SMS, já que as outras exigem ou um processo mais demorado ou a instalação de um novo aplicativo. O método por SMS, a partir desta semana, se tornou pago.

"Embora historicamente seja uma forma popular de autenticação em duas etapas, infelizmente vimos a autenticação em duas etapas baseada em número de telefone ser usada - e abusada - por pessoas mal-intencionadas", justificou o Twitter. A empresa não explicou por que manteve o recurso de forma paga se ele poderia apresentar riscos aos usuários.

Pessoas que já tinham a autenticação em duas etapas via SMS têm até o dia 20 de março para escolherem outra forma de autenticação, ou não poderão usar o recurso. Usuários que não tinham a dupla autenticação e querem ativá-la já não conseguem mais usar a modalidade por SMS.