O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou nesta sexta-feira (24) o lançamento de uma inteligência artificial (IA) chamada LLaMA, que tem capacidades similares às do famoso ChatGPT
. No início do mês, o Google também havia lançado um concorrente da tecnologia do momento.
Diferentemente do ChatGPT, a LLaMA não será disponibilizado para o público, mas será direcionada apenas para pesquisadores da área de inteligência artificial. "A Meta está comprometida com esse modelo aberto de pesquisa e disponibilizaremos nosso novo modelo para a comunidade de pesquisa de IA", anunciou Zuckerberg.
De acordo com o executivo, o sistema é capaz de "gerar texto, conversas, resumo de material escrito e executar tarefas mais complicadas, como resolver teoremas matemáticos ou prever estruturas de proteínas".
Zuckerberg não revelou se a Meta pretende disponibilizar a tecnologia para todos os usuários no futuro. Recentemente, o ChatGPT tem enfrentado diversas polêmicas por ter sido disponibilizado ainda em fase de testes.
O sistema da empresa estadunidense OpenAI se tornou um espalhador de desinformação
, além de ter proferido discurso de ódio para muitos usuários. Especialistas na área pedem por mais testes, antecipação de riscos e transparência antes que inteligências artificiais cheguem ao mercado.