WhatsApp vai permitir compras com cartão de crédito; entenda como

Banco Central libera novidade

O Banco Central liberou nesta quinta-feira (2) pagamentos pelo WhatsApp usando cartões de crédito, débito e pré-pagos das bandeiras Visa e Mastercard. Com isso, o mensageiro pode adicionar novas funções que vão além das transferências.

Unsplash/AARN GIRI

O que já existe hoje no WhatsApp?

Atualmente, é possível fazer transferências financeiras dentro de conversas, enviando dinheiro para amigos e familiares. Para isso, é necessário cadastrar um cartão de débito ou pré-pago na plataforma. Os cartões de crédito ainda não estavam liberados pelo BC.

Bruno Gall De Blasi

O que o WhatsApp vai lançar?

Com a liberação do BC, o WhatsApp vai lançar a possibilidade de usar o cartão de crédito para fazer compras diretamente com empresas na plataforma, além de poder realizar doações para ONGs. Isso só deve acontecer, porém, após 30 dias da liberação do BC. Além disso, o WhatsApp não confirmou se lançará as funções imediatamente após esse prazo.

Unsplash/Jonas Leupe

Como vai funcionar?

Com a implementação da novidade, um usuário poderá fazer uma compra inteiramente pelo aplicativo, desde a escolha dos produtos até o pagamento final. Segundo o WhatsApp, isso beneficiará pequenas e médias empresas, que poderão aumentar suas vendas, mas grandes companhias também devem aderir à novidade, com vendas através de chatbots.

Unsplash/Jenny Ueberberg

Pagamentos pelo WhatsApp são seguros?

De acordo com a plataforma, todos os dados de cartões são protegidos com criptografia e "diversas camadas de segurança". Um risco é o de golpistas se aproveitarem da novidade. Por isso, será necessário redobrar a atenção para ter certeza de que você está se comunicando com uma empresa verdadeira.

Unsplash/Mourizal Zativa

Apagou uma mensagem só para você sem querer? Veja como desfazer

Unsplash/Jonas Leupe