Dia das Mães: veja como não cair em golpes ao comprar presente online

Dia das Mães

O Dia das Mães é comemorado no próximo domingo (14), e muitas pessoas optam pelas compras online. Se você é uma dessas pessoas, saiba que a data é usada como isca por golpistas na internet e, por isso, é importante tomar alguns cuidados. "Em datas como o Dia das Mães, há maior movimentação de mensagens virtuais e compras online, favorecendo a possibilidade de ataques cibernéticos", afirma Adriano Galbiati, diretor de Operações da NovaRed Brasil. Veja a seguir dicas do especialista para se proteger na hora de comprar online.

Unsplash/Azamat E

1. Faça compras apenas em sites conhecidos

Na dúvida, procure pela reputação do site no Reclame Aqui, e evite comprar em lojas se não tiver referências.

Unsplash/Jenny Ueberberg

2. Cuidado ao clicar em links

Se receber links de promoções no WhatsApp, redes sociais, email ou SMS, desconfie. Acesse sempre o site oficial das lojas e confira o endereço para checar se não há pequenas alterações. Sites falsos costumam trocar uma letra para imitar grandes varejistas - por exemplo: Amazon pode se tornar 4mazon.

Unsplash/Jonas Leupe

3. Cuidado com promoções boas demais

Tenha cuidado com promoções com ritmo de urgência, como "compre em 10 minutos para aproveitar condições especiais", ou com preços bons demais em relação à concorrência. Nesses casos, desconfie e não faça a compra sem ter certeza da confiabilidade do site.

Unsplash

4. Atenção aos métodos de pagamento

Sempre que possível, use um cartão temporário (também conhecido como cartão online), feito com numeração nova pelo aplicativo do banco.

Unsplash

5. Na dúvida, não compre

Se receber promoções duvidosas no WhatsApp, redes sociais ou SMS, nunca compartilhe números de cartão de crédito e dados pessoais.

Unsplash/Jenny Ueberberg

Quer dar um celular para sua mãe? Veja como escolher a seguir!

Divulgação/Samsung