Musk anuncia que Starlink vai fornecer internet para Faixa de Gaza

Israel cortou a comunicação do enclave

Elon Musk
Foto: Imagem: Reprodução/Instagram. Montagem: Dimítria Coutinho/iG
Elon Musk

O dono do X, ex-Twitter, Elon Musk, anunciou por meio da rede social que a Starlink, sua empresa de internet, irá fornecer conexão aos palestinos na Faixa de Gaza , após Israel bloquear, na última sexta-feira (27), a internet do enclave. 

Musk afirmou que a empresa dará suporte a links de comunicação em Gaza com “organizações de ajuda reconhecidas internacionalmente”.

Ainda segundo o bilionário, é difícil estabelecer a conexão devido à ausência de uma autoridade para as ligações terrestres em Gaza, mesmo assim, de acordo com ele, “nenhum terminal solicitou uma ligação naquela área”.

A internet da Faixa de Gaza foi cortada por completo na última semana, mas, por volta das 4h locais (22h de sábado em Brasília), a conectividade começou a voltar espontaneamente, disse Abdulmajeed Melhem, diretor-executivo da Paltel, a principal empresa palestina de telefonia.

Ao todo, o enclave ficou 34 horas sem conexão de internet. Era impossível pedir ajuda a serviços de emergência, e equipes de paramédicos saíam com suas ambulâncias na direção de onde ouviam explosões, em uma tentativa às cegas de encontrar feridos.