SpaceX mostra retorno inédito de foguete a plataforma pelo ponto de vista da base; assista

Quinto teste de lançamento da nave Starship aconteceu no último domingo (13)

Em manobra inédita, foguete Super Heavy, da SpaceX, é abraçado por 'garras' ao retornar para a plataforma de lançamento
Foto: Reprodução/X
Em manobra inédita, foguete Super Heavy, da SpaceX, é abraçado por 'garras' ao retornar para a plataforma de lançamento

SpaceX  divulgou, nesta terça-feira (15), um vídeo que mostra, pelo ângulo da base, o momento em que o foguete Super Heavy retorna à plataforma de lançamento , em uma manobra inédita .

O vídeo, gravado no último domingo, mostra a metade inferior do veículo sendo "abraçado" pelos braços mecânicos após voltar à sua torre de lançamento.

A manobra faz parte da ambição da SpaceX de criar um foguete totalmente reutilizável: "Um dia para os livros de história", declarou a equipe da empresa quando o propulsor pousou com segurança.

A novidade também significa um avanço da ciência aeroespacial no âmbito de viagens mais curtas, o que pode resultar na redução de custos e impulsionar o turismo espacial, além de missões governamentais.

Assista ao vídeo


Como foi a missão

A missão de domingo foi o quinto teste da Starship e a segunda com um voo completo.

O foguete Super Heavy, considerado o mais potente do mundo, decolou por volta das 9h30 (horário de Brasília) no Texas, impulsionando a nave Starship.

Em menos de 10 minutos após o lançamento, o foguete retornou para a base e, ainda no ar, foi pego pelos "braços" da plataforma, chamada de Mechazilla.

Musk explicou no X, a rede social da qual é dono, que a velocidade e o peso dos foguetes tornam o retorno à base um desafio. E que o sistema de "braços" mecânicos ajuda justamente nesses pontos.

A nave Starship fez um voo de 1 hora, atingindo mais de 200 km de altitude, e retornou à atmosfera terrestre pousando no Oceano Índico. Ela não tinha tripulantes e explodiu logo depois, o que, segundo SpaceX, era previsto.

Foi a segunda vez que a cápsula conseguiu reentrar na órbita terrestre, fazendo um voo completo.

"Amigos, este é um dia para os livros de história da engenharia", disse um porta-voz da SpaceX durante a transmissão ao vivo da empresa, após o propulsor ser capturado e a equipe de controle celebrar o feito.

A Blue Origin, empresa do também bilionário Jeff Bezos e concorrente no ramo de viagens privadas aeroespaciais, fez uma publicação parabenizando a SpaceX.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso  canal no WhatsApp e da nossa comunidade no Facebook .