Uma pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) feita antes da Black Friday em parceria com a PiniOn , revelou que 21,2% dos brasileiros pretendiam comprar um celular na data comercial. O valor do bem adquirido e a importância que representa no dia a dia acendem o alerta para proteger o celular em caso de roubo ou furto, para que o consumidor não tenha muito prejuízo.
Entre julho de 2023 e junho de 2024, aproximadamente 10% dos brasileiros tiveram seus celulares roubados ou furtados, conforme aponta uma pesquisa do Datafolha realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e o jornal Folha de S.Paulo.
O valor médio de um smartphone no Brasil varia de acordo com a marca, modelo e especificações do aparelho, mas geralmente está na faixa de R$ 1 mil a R$ 5 mil. Esses dados mostram a relevância de se contratar um seguro para os celulares. Conforme o índice, apenas 11% dos brasileiros contratam esse tipo de serviço, que é possível decidir um plano para cobrir eventuais danos.
Vantagens do seguro
Ao fazer um seguro para o celular, o consumidor adquire uma proteção contra roubo e furto qualificado, que se referem ao uso de violência, ameaça (como em assaltos) ou arrombamento para tomar o aparelho. Geralmente, a cobertura fornece um valor referente à parte do total do aparelho ou até mesmo envia um outro celular, que pode ser seminovo.
Alguns tipos de seguros incluem coberturas contra furtos discretos em locais públicos (ônibus, restaurantes, etc). Podem cobrir o reparo de avarias decorrentes de quedas acidentais e imersão em líquidos. No caso de não ser possível realizar o reparo, o segurado recebe um novo aparelho ou a quantia em dinheiro.
As operadoras podem especificar nos contratos se contemplam água doce, salgada ou com cloro. A principal vantagem é a garantia de que terá algum retorno por conta da perda material.
Análises individuais
Para pessoas que moram em áreas e regiões em que assaltos são mais comuns, a cobertura de um seguro pode mudar de valor. É preciso conferir cada caso e decidir individualmente se vai ser vantajoso ou não. Muitas seguradoras oferecem opções flexíveis de pagamento, permitindo que o seguro seja parcelado em pequenas quantias mensais, o que torna o custo ainda mais acessível.
Ao adquirir um novo smartphone, especialmente durante promoções, investir em um seguro pode ser a melhor opção. Além de proteger contra os prejuízos financeiros, o seguro oferece tranquilidade ao usuário, garantindo a reposição ou reembolso do aparelho”, afirmou Igor Mascarenhas, CEO da Pier, seguradora que tem a missão de mudar a relação dos brasileiros com os seguros.
“É uma escolha inteligente, que equilibra a economia inicial com a proteção a longo prazo, resguardando o aparelho e suas finanças de possíveis prejuízos futuros”, complementa.
Hoje, o mercado conta com diversas empresas que realizam esse tipo de serviço — cada uma com uma condição diferente —, como Pier, Porto Seguro, alguns bancos, como Itaú e Nubank, e até mesmo operadoras, como Claro e Vivo. Por isso, é importante entrar no site de cada uma dessas companhias, ler as condições e os benefícios de cada seguro.
** Formado em jornalismo pela UFF, em quatro anos de experiência já escreveu sobre aplicativos, política, setor ferroviário, economia, educação, animais, esportes e saúde. Repórter de Último Segundo no iG.