Cientistas da Universidade da Cidade de Hong Kong, na China, criaram um dispositivo similar a um pirulito que permite sentir os sabores das comidas que aparecem em vídeos de realidade virtual.
Um estudo publicado no dia 25 de novembro explica que o pirulito é uma "interface portátil de gustação", que aciona a percepção sensorial dos usuários por meio das papilas gustativas.
O dispositivo é composto por bolsas pequenas contendo vários géis com produtos químicos que, quando combinados com a saliva, conseguem simular os sabores desejados. Cada gel libera um tipo de 'corrente elétrica', que determina a quantidade de sabor a ser entregue.
Até o momento, os pirulitos eletrônicos conseguem gerar nove diferentes opções de sabor: sal, açúcar, cereja, ácido cítrico, chá-verde, maracujá, toranja, leite e durião (fruto semelhante à jaca). Na prática, os gostos podem misturados para a criação de novas sensações.
Experiência imersiva
O eletrônico também pode despertar o olfato, o que torna a experiência ainda mais realista. "Na realidade, há cinco sensações humanas típicas, incluindo visão, audição, háptica [toque], olfato [cheiro] e paladar", cita o pesquisador em engenharia biomédica, Yiming Liu, da Universidade da Cidade de Hong Kong e da Universidade de Tokyo, ao site LiveScience.
Segundo Liu, o objetivo da equipe é criar uma experiência de realidade virtual imersiva, de forma que os usuários usem os cinco sentidos em um mundo virtual 3D perfeito, semelhante ao OASIS do filme de ficção científica Jogador Nº 1 (2018).
Como a tecnologia ainda está em desenvolvimento, ainda existem limitações quanto à duração dos géis, que duram somente por uma hora.
Para além do mundo gamer, os dispositivos podem servir a propósitos médicos ou para fazer compras online de supermercados.