Google Maps faz 20 anos com chegada de IA e mais países mapeados

A inteligência artificial generativa aprimora pesquisas por lugares específicos

Três novos países foram mapeados pelo Google Maps
Foto: Ricardo Syozi
Três novos países foram mapeados pelo Google Maps


O Google Maps , navegador e serviço de pesquisa e visualização de mapas da Big Tech, comemora duas décadas de existência em fevereiro de 2025, consolidando-se como uma ferramenta indispensável no dia a dia de bilhões de pessoas.

Desde sua criação em 2005, o  serviço tem sido continuamente aprimorado para ajudar usuários a explorar o mundo com mais confiança e segurança. Recentemente, a empresa incorporou sua própria inteligência artificial generativa , o Gemini , ao navegador.

Também ganhou destaque a inclusão de câmeras mais ágeis, leves e versáteis no registro do Street View, que começou a operar a partir de 2022. 

Novos países incluídos

Com a atualização nas câmeras, elas não precisam mais estarem fixadas em veículos específicos — agora, podem ser acopladas em qualquer carro. A novidade facilita o mapeamento de regiões distantes ou pouco acessíveis.

Por exemplo, no Havaí, basta enviar o equipamento por transporte aéreo, alugando um carro localmente para realizar a coleta de dados. Com essa inovação, o Google poderá atualizar informações de locais que não recebiam novas imagens há mais de 10 anos.

A empresa expandiu seu alcance global, adicionando ao seu portfólio três novos países: Bósnia e Herzegovina, Namíbia e Liechtenstein.

Com a combinação de imagens de satélite, dados de governos locais e informações compartilhadas por usuários e outras mil fontes terceirizadas, o Maps continua oferecendo cobertura em mais de 250 países e territórios, consolidando-se como o aplicativo de navegação mais abrangente do mundo.

Integração com inteligência artificial 

Desde outubro de 2024, a Big Tech vem testando a integração do Google Maps com o Gemini, uma inteligência artificial generativa que torna o sistema ainda mais inteligente.


Agora, os usuários podem encontrar locais com características muito específicas. Por exemplo, é possível solicitar a procura de um restaurante pet-friendly com mesas ao ar livre e TVs para jogos. E, continuando a procura por lugares assim com valores mais acessíveis, a busca entende que se trata do mesmo assunto.

Além disso, a tecnologia permite relatórios em tempo real sobre problemas nas vias, previsões climáticas detalhadas no trajeto e até sugestões de estacionamentos mais próximos.