Conhecido por se autodenominar defensor da liberdade de expressão , Elon Musk , proprietário da rede social X (antigo Twitter) , voltou a causar polêmica ao atacar a Wikipédia . O bilionário reagiu após internautas incluírem na página de sua biografia uma menção à controversa saudação feita durante a posse de Donald Trump , na qual ele teria estendido os braços em um gesto comparado por críticos e historiadores a um "sieg heil", associado ao
Jimmy Wales, fundador da Wikipédia, não se intimidou diante das acusações de Musk e reforçou a postura da plataforma em defesa da neutralidade e da verificação dos fatos.
Conflito entre Musk e a Wikipédia
O gesto de Musk na posse de Trump, amplamente debatido tanto nos Estados Unidos quanto internacionalmente, foi incluído na enciclopédia online na última quarta-feira. Segundo a Wikipédia, o movimento foi "interpretado por vários observadores como uma saudação nazista", embora Musk tenha negado a associação.
Em resposta, o empresário acusou a plataforma de replicar a "propaganda" da mídia tradicional e incentivou seus seguidores a deixarem de apoiar financeiramente a enciclopédia.
Jimmy Wales respondeu diretamente a Musk no X, declarando: "Fatos, não propaganda." Em tom provocativo, ainda mencionou: "Elon não está feliz que a Wikipédia não esteja à venda", uma referência ao conturbado processo de compra do X pelo bilionário em 2022, por US$ 44 bilhões.
Idealismo da Wikipédia em um cenário polarizado
Ao contrário de gigantes da tecnologia como Google e Meta, a Wikipédia se mantém como uma plataforma sem fins lucrativos administrada pela Wikimedia Foundation. Criada em 2001, a enciclopédia busca ser um espaço neutro, onde internautas de todo o mundo possam colaborar na criação de conteúdo disponível em mais de 300 idiomas.
Em entrevista ao Intelligencer, Jimmy Wales destacou o papel da Wikipédia como um contraponto em meio à crescente desconfiança no jornalismo e na política. "O declínio da confiança no jornalismo e na política é muito forte, o que em alguns casos faz com que as pessoas se sintam irritadas e perdidas", afirmou.
Moderação na rede social X
Desde que Musk adquiriu o Twitter e o renomeou para X, a abordagem à moderação de conteúdo mudou drasticamente. Equipes dedicadas foram substituídas pelo sistema de "notas da comunidade", em que usuários adicionam contexto ou corrigem informações em publicações.
Apesar de Musk defender que essas mudanças promovem a liberdade de expressão, especialistas alertam que a plataforma se tornou um terreno fértil para a disseminação de desinformação.
Enquanto Musk busca redefinir o papel de sua rede social, Jimmy Wales reafirma o compromisso da Wikipédia com a imparcialidade e os fatos comprovados, deixando claro que o idealismo original da internet ainda tem espaço, mesmo em tempos de crescente polarização.