CARLOS COSTA
A falta de controle sobre as redes sociais e a inteligência artificial (IA) são "um alto-falante" para "os piores impulsos da humanidade", alertou o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, nesta terça-feira (26), em uma reunião dedicada ao "diálogo das civilizações".
"As plataformas digitais e a inteligência artificial sem controle deram ao discurso de ódio uma velocidade e um alcance nunca antes vistos. Os piores impulsos da humanidade ganharam um alto-falante, e muitas vezes levam à violência", disse Guterres durante a sessão de abertura do 10º Fórum Global da Aliança das Civilizações das Nações Unidas (UNAOC, na sigla em inglês), realizado em Cascais, nos arredores de Lisboa.
"Devemos frear a disseminação online de discursos de ódio e desinformação", insistiu o dirigente, observando que estas são "velhas táticas com um novo meio".
Segundo Guterres, "com a proliferação de 'deepfakes' (montagens geradas com IA nas quais rostos de indivíduos são inseridos em fotos ou vídeos), o impossível e o não verificado se tornam credíveis em um instante".
Em seu discurso, o português também fez novos apelos pela paz na Ucrânia, em Gaza, no Líbano e no Sudão.
A missão da Aliança das Civilizações é promover o diálogo e a cooperação entre comunidades, culturas e religiões.
Seu 10º Fórum Global reúne líderes políticos e religiosos de vários países até quarta-feira.