Tamanho do texto

Elegante, discreto e inteligente, fone de ouvido bluetooth da Motorola que funciona conectado aos comandos de voz do smartphone via Moto Voz aponta para o futuro dos acessórios

Se você ainda não viu Ela (Her, 2013), corra. O filme de Spike Jonze, que é um pouco comédia, um pouco romance e um pouco ficção científica é também uma boa reflexão sobre inteligência artificial. Na história, o personagem de Joaquin Phoenix, Theo, se apaixona pelo sistema operacional que recebe o nome de Samantha, cuja voz é de Scarlett Johansson. Se você já assistiu, vai lembrar que o protagonista (não se preocupe, não é spoiler) passa o filme todo com um pequeno fone bluetooth no ouvido. Se testar o Moto Hint, da Motorola, então, vai achar que é personagem do filme na medida em que escuta e fala com uma voz feminina que está apenas na sua orelha. 

LEIA MAIS:  É melhor que inteligência artificial não seja tão humana, diz cientista da IBM

Lançado em 2014 por R$ 399, o Moto Hint pode não ser um acessório revoluncionário, mas já entrega ao usuário uma experiência muito mais interessante que outros fones do tipo. Confira abaixo o review.

A favor

- bonito;
- discreto;
- inteligente quando conectado ao Moto Voz;

Contra

- compatibilidade total apenas com dois aparelhos;
- bateria de pouca duração;
- sem carregador próprio.

Design

Um dos principais destaques do Moto Hint é, sem dúvida alguma, seu design. Quando comecei a testá-lo, a primeira coisa que pensei foi: finalmente um fone bluetooth bonito. Os fones bluetooths estão no mercado há bastante tempo e, embora sejam proibídos para motoristas, ainda são bastante encontrados no trânsito. 

A começar pelo tamanho, que de tão pequeno passa despercebido pela maioria das pessoas. Durante os testes, peguei todo tipo de transporte público com ele, e até escutei música enquanto trabalhava, e nada, nenhuma pergunta sobre o que era aquilo na minha orelha ou olhares estranhos. Para ficar apenas nos acessórios da Motorola, vale dizer que o Hint tem 2,4 cm x 1,7 cm x 1,8 cm, enquanto o Fone Bluetooth HK110 tem 4,6 x 1,8 x 1,3 cm, ou seja, quase o dobro de largura. 

Afora isso, ele é cinza escuro e possui um revestimento de tecido que lembra bastante a traseira do Moto Maxx. Tem personalidade, ao contrário de grande parte dos concorrentes que parecem apenas um produto tecnológico, não um acessório inteligente que pode se misturar ao estilo pessoal do usuário. Lá fora, outras versões de revestimento foram lançadas. No Brasil, apenas cinza.

Além disso, o Moto Hint vem com três tamanhos de borrachas para a ponta do fone, ou ponteira de gel. que encaixa na parte de interna do ouvido. Ou seja, se adapta a todos os tamanhos. No início, pode parecer um pouco incômodo carregar aquela espécie de botão dentro da orelha, mas não demora muito para você se acostumar, especialmente quando se começa a perceber os benefícios do Moto Hint. 

Conectividade

O Moto Hint é um fone de ouvido bluetooth e, sendo assim, exige que o smartphone tenha esse tipo de conexão. Como quase todos os celulares inteligentes de hoje são equipados com esse padrão, tudo certo. Conectar o fone com o aparelho também é simples. Basta ligar o bluetooth do smartphone que logo ele vai encontrar o fone de ouvido. A partir daí, é só parear. 

Equipado com sensores de proximidade, o Moto Hint liga assim que o usuário encaixa o fone na orelha. Uma voz feminina, a mesma que vai te acompanhar durante todo o uso, avisa que é preciso conectá-lo ao aparelho. Aqui, um porém: como fone bluetooth que é, o Hint se conecta a qualquer smartphone fone que também possua essa conectividade, como dito anteriormente, mas suas funções mais legais só surgem com o aplicativo Moto Voz do Moto X 2014 e Moto Maxx.

Uma boa ideia para uma próxima versão, se ela surgir, pois o Hint parece muito um produto que a Motorola investiu mais pelo conceito do que pelas vendas, seria incoporar o NFC. A conexão via NFC é muito mais instantânea que o bluetooth, logo, bastaria encostar o smartphone no fone de ouvido. O alcance é bem bom, cerca de 45 metros de acordo com a fabricante.

Fone bluetooth Moto Hint é leve e discreto
Emily Canto Nunes/iG São Paulo
Fone bluetooth Moto Hint é leve e discreto

Funcionalidades

Um fone bluetooth é basicamente um fone sem fio que uma vez preso na orelha permite ao usuário atender chamadas telefônicas. Por isso, além do alto-falantes, ele tem também microfone, com redução de ruído e cancelamento de eco. A questão é que com esses mesmos recursos, o Hint faz muito mais, porque funciona em conjunto com o Moto Voz, aplicativo de comando de voz da Motorola que trabalha em cima do Android e de suas funções.

"Qual é a previsão do tempo para hoje?" ou "Como eu chego em casa?" são algumas das perguntas que podem ser feitas sem tirar o celular do bolso. E, o melhor, as respostas são entregues pela voz do Hint diretamente no ouvido do usuário. A base de funcionamento é a mesma do aplicativo Moto Voz, ou seja, o usuário precisará antes configurar uma frase de comando como Ok Google. Ou Hello Moto, que era a minha.

Além disso, é possível fazer chamadas e enviar mensagens sem precisar tocar ou olhar para o telefone. Basta, por exemplo, dizer Atender para receber uma chamada, ou ditar a mensagem para a voz do Moto Voz com um Enviar WhatsApp para tal pessoa. Outro comando legal é Ignorar, que ignora o telefonemas. 

A superfície de tecido do fone de ouvido também funciona como uma espécie de botão. Se você preferir não ficar falando sozinho na rua palavras de ordem como Atender ou Ignorar, pode simplesmente tocar no fone que a chamada começa. Um toque e você desliga a ligação. 

E, é claro, ele funciona como um fone normal, isto é, você pode escutar música nele. Tudo bem que é só numa orelha, mas isso até que é bom para quem, como eu, preciso deixar um ouvido sempre atento. Porém, o controle de volume fica restrito ao smartphone. Bem que poderia funcionar pelo toque também. E, é claro, a reprodução para quando alguém liga. 

Pedir que o Moto Voz leia suas notificações é uma das funções mais interessantes, pois evita que você fique olhando o celular o tempo todo. Nesse sentido, o fone se assemelha a outro acessório na moda, os relógios inteligentes. Basta dizer Novidades que a voz feminina começa a leitura. Se você é como eu e recebe alertas de todas as redes sociais e aplicativos de trocas de mensagens, vai se divertir com a forma como ela lê seus tweets, por exemplo. O comando de voz é inteligente, mas ainda não é capaz de reconhecer uma palavra em inglês e falar com a pronúncia correta. Tudo é lido como se fosse português. 

Base carregadora dá em torno de duas cargas
Emily Canto Nunes/iG São Paulo
Base carregadora dá em torno de duas cargas

Bateria

A bateria é, sem dúvida alguma, uma das grandes questões do Hint. Isso porque ela dura em torno de três horas apenas. É claro que a ideia do fone de ouvido é ser usado quando você está em movimento, mas a verdade é que é tão mais prático pedir para o Moto Voz ler as notificações que dá vontade de usar o tempo todo. Nesse caso, o jeito é manter a base carregadora que vem no kit sempre carregada, pois ela permite que o usuário dê energia ao fone sem necessariamente estar próximo de uma tomada ou de uma porta USB. Vale lembrar que um carregador de tomada não está incluso.

A base carregadora é um ponto a parte. Ela possui na parte de cima uma luz LED que ajuda o usuário a ver quando o carregamendo do fone terminou, mas é um pouco confusa. É preciso ler o manual para entender como funcionam esses sinais luminosos. Em termos gerais, o LED psica quando começa a carregar e para de psicar quando a base está carregada. Quando o fone está dentro da base e a base está na tomada ou n USB, ambos estão sendo carregados. Quando a base está piscando vermelho quer dizer que há pouca carga. Em geral, a base dá duas cargas ao fone de ouvido. 

O lado bom no que diz respeito a bateria é que a voz amiga avisa quando está terminando a energia do fone de ouvido. É um fone inteligente, no final das contas.

Conclusão

Sem dúvida, o Moto Hint é o fone bluetooth mais bonito e inteligente do mercado. Com o Moto Voz, seu uso dá ares de ficção científica à vida cotidiana, o que sempre interessa aos fãs de tecnologias. Suas limitações no que diz respeito a aparelhos realmente compatíveis e à bateria, porém, acabam por dificultar seu acesso e também seu sucesso. Uma pena, pois é tão legal.

Especificações:

Conectividade: Bluetooth 3.0 + EDR(perfis suportados: A2DP 1, 3; Hands Free (HFP) 1,6; AVRCP 1,4; HSP 1,2; perfil de acesso à agenda telefônica (PBAP) 1,1; Perfil de distribuição audiovisual genérica (GAVDP) 1,2. Sensores intra-auriculares: detectores de proximidade e infra vermelho. Na caixa, vem o fone de ouvido sem fio; estojo de carregamento; cabo adaptador Micro USB, pontas de silicone e kit de manuais.
Dimensões: 24,3 mm x 17,8 mm x 18,9 mm (somente fone de ouvido); Estojo de carregamento de 63,9 mm x 30,4 mm x 28,4 mm (fechada); Estojo de carregamento de 97,9 mm x 30,4 mm x 28,4 mm (aberta). 
Peso: 6 g (somente fone de ouvido) e 32 g (somente estojo de carregamento).
Preço: R$ 399 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas