Tamanho do texto

Ambos os smartphones possuem tela de 5,7 polegadas e são equipados com a solução de pagamento móvel da empresa, o Samsung Pay. No Brasil, as novidades chegam em setembro

Galaxy Note 5 ganhou acabamento de vidro, uma caneta mais leve e novos recursos
Emily Canto Nunes/iG São Paulo
Galaxy Note 5 ganhou acabamento de vidro, uma caneta mais leve e novos recursos

Provando que a disputa com a Apple segue forte, a Samsung lançou nesta quinta-feira (13), em Nova York, dois novos smartphones quase um mês antes do evento que deve revelar novos iPhones, marcado para 9 de setembro.

Junto com o anúncio antecipado do Galaxy Note 5, que vinha sendo apresentado em setembro na IFA, feira que acontece em Berlim, Alemanha, foi lançado o terceiro elemento da família S, o Galaxy S6 Edge+. 

Os dois produtos já estão em pré-venda para clientes dos Estados Unidos e do Canadá, mas chegam as lojas apenas no dia 21 de agosto. No Brasil, devem ser lançados já em setembro de acordo com Roberto Soboll, diretor de produto.

Ambos os smartphones possuem tela de 5,7 polegadas e são equipados com a solução de pagamento móvel da Samsung, o Samsung Pay, que permite que o usuário cadastre um cartão de crédito e pague suas compras apenas com o smartphone. Vale lembrar que o Apple Pay, a alternativa da Apple,  já está disponível em alguns países como Estados Unidos, mas que nenhum dos dois possuem previsão de quando vão chegar ao Brasil. O Samsung Pay começa a funcionar em setembro nos Estados Unidos e Canadá.

O Galaxy Note 5, que vem com um caneta chamada de S Pen, ganhou também um acessório inusitado: um teclado físico acoplável que nos EUA deve custar cerca de US$ 80 (quase R$ 400). Além disso, possui acabamento em vidro como a linha S, e não mais em plástico como era até o Note 4.

A tela do Note 5 é de 5,7 polegadas Super AMOLED (2.560x1440 pixels), a mesma do S6 Edge+. A diferença do Edge+ é que o aparelho possui as bordas curvadas funcionais. A partir de agora, graças a uma mudança na TouchWiz, a interface da Samsung, será possível adicionar na parte curvada da tela os apps mais usados, e não só os contatos.

Se por fora as curvas os diferenciam, por dentro, Note 5 e S6 Edge+ são iguais. O processador é um octa-core, o Exynos 7 composto por um quad core de 2.1 GHz mais um quad core de 1.5 GHz. Ambos possuem 4 GB de RAM e versões com 32 GB ou 64 GB de armazenamento. Nenhum dos aparelhos tem espaço para cartão microSD. Além disso, são compatíveis com a rede 4G, mas apenas para um chip de operadora.

A câmera traseira de ambos é 16 megapixels com flash LED e frontal de cinco megapixels. A bateria dos dois smartphones é de 3.000 mAh e conta com tecnologia de carregamento rápido, que carrega 100% dos aparelhos em duas horas, inclusive a partir de carregadores sem fio.

Outra novidade é que novos aparelhos da Samsung vem com uma funcionalidade de transmissão ao vivo desenvolvida em parceria com o YouTube. O recurso já vem embutido no software de câmera da Samsung, dispensando o uso de apps de terceiros para tal. No modo "Ao vivo", é possível compartilhar a transmissão com até dez pessoas ou publicar automaticamente na sua conta no YouTube. 

*A jornalista viajou a convite da Samsung.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.