Senador Astronauta Marcos Pontes

Jovens brasileiros fazem história na Olimpíada Nacional de Ciências 2024

Estudantes de todo o Brasil são homenageados por seu talento e dedicação à ciência

Entrega de Certificados de Honra ao Mérito - Olimpíada Nacional de Ciências 2024. Senador Astronauta Marcos Pontes e alunos premiados
Foto: Arquivo pessoal
Entrega de Certificados de Honra ao Mérito - Olimpíada Nacional de Ciências 2024. Senador Astronauta Marcos Pontes e alunos premiados


Um dia de muita emoção e orgulho! Eu tive a honra de homenagear os estudantes premiados na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2024, um evento que destaca os grandes talentos da  educação no  Brasil. Entre mais de 4 milhões de participantes de mais de 5 mil municípios, esses jovens se sobressaíram em uma das maiores competições de conhecimento do país. Cerca de 20 mil estudantes foram premiados, isso é, menos que meio por cento dos participantes. Eles são o que há de melhor dentro do campo das ciências no Brasil.

Durante uma cerimônia no Senado Federal, nesta quarta-feira (04/12), fiz questão de entregar os certificados de honra ao mérito, reconhecendo todo o esforço, dedicação e brilhantismo que os trouxeram até aqui. E fiz questão de ressaltar a importância de manter o foco nos estudos, a mente atenta e o coração dedicado ao que é correto. Nas olimpíadas do conhecimento, os jovens estudam e são premiados, são reconhecidos por isso!

O que é a Olimpíada Nacional de Ciência?

A ONC é um evento anual de abrangência nacional que busca despertar o interesse de estudantes pela ciência e tecnologia. Voltada para alunos do ensino fundamental (6º ao 9º), nível médio e estudantes do 4º ano do nível técnico de todo o Brasil de forma gratuita para testar seus conhecimentos em disciplinas como física, química, biologia, astronomia e história. Foi criada para aproximar os jovens do universo científico de forma prática e instigante, estimulando o estudo das ciências por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes. É uma oportunidade para identificar e valorizar jovens talentos, incentivando o estudo e a pesquisa científica no Brasil.

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola, programa criado durante a minha gestão no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (2019-2022)  e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física), a ABQ (Associação Brasileira de Química), o Instituto Butantan, Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Olimpíada Nacional de Ciência: Vidas transformadas por meio da educação

A Olimpíada Nacional de Ciência (ONC) não é apenas uma competição, é uma forma poderosa de despertar o interesse dos estudantes pelo conhecimento, incentivando-os a desenvolver habilidades que serão necessárias no futuro. Ela também promove uma saudável alternativa frente aos desafios enfrentados pelos jovens atualmente. Por meio das olimpíadas, o estudante amplia e aprofunda seu conhecimento, desenvolve a paixão pela ciência, ajuda a se destacar academicamente e a se preparar para uma vida profissional mais qualificada.

Por meio da ONC, os alunos têm contato com questões interessantes e desafiadoras de ciência e são estimulados a trabalhar em grupo. Também fazem parte da competição, a empolgação da torcida pelo desempenho da escola, a gostosa expectativa pela divulgação dos resultados e a animação com as festas de premiação.

Participar da ONC vai além de resolver questões. Os jovens são desafiados a aplicar conceitos teóricos em situações reais, desenvolvendo:

• Pensamento crítico: Habilidade essencial para compreender o mundo ao redor.
• Resolução de problemas: Fundamentais não apenas para a ciência, mas para qualquer carreira.
• Persistência: Ao se deparar com desafios, os alunos aprendem a lidar com dificuldades de forma construtiva.

Ao estimular habilidades como a resolução de problemas, trabalho em equipe (quando feito em escolas ou grupos de estudo) e pensamento analítico, os participantes se tornam mais preparados para enfrentar desafios profissionais em qualquer área de atuação.

Jean Carlo Catapreta, Coordenador-Geral da ONC; Harrissen Franco Sampaio Saraiva, 1º lugar nível E, da ONC e Senador Astronauta Marcos Pontes
Foto: Arquivo pessoal
Jean Carlo Catapreta, Coordenador-Geral da ONC; Harrissen Franco Sampaio Saraiva, 1º lugar nível E, da ONC e Senador Astronauta Marcos Pontes















Realizar a entrega dos certificados a esses estudantes no Senado Federal é uma forma de reconhecê-los em um ambiente em nível nacional. O estudante de Pernambuco, Harrissen Franco Sampaio Saraiva, 1º lugar nível E, disse que o evento vai marcar a vida dele. Visitar o senado, ganhar o certificado das mãos de um senador da república e poder representar seu estado aqui em Brasília, para ele, é gratificante. 

Ao meu lado, durante a premiação, estava o Coordenador-Geral da ONC, Jean Carlo Catapreta, que nos contou algo interessante. Segundo ele, o mundo moderno distrai os estudantes, mas não esses estudantes. Ao invés deles fazerem várias outras coisas, eles estudam e são premiados pelos esforços. Por isso, Catapreta e eu proporcionamos a visita ao Congresso Nacional. Para eles, a experiência é maravilhosa e proporcionar isso é perfeito.

Foto: Arquivo pessoal
Jean Carlo Catapreta, Coordenador-Geral da ONC; Ana luisa Leite, 1º lugar do Brasil, medalhista ouro na ONC e Senador Astronauta Marcos Pontes
















Ana luisa Leite, 1º lugar do Brasil, medalhista ouro na ONC e estudante do 6º ano ensino fundamental de uma escola pública, disse que receber esse prêmio foi gratificante para sua vida acadêmica. Ela contou que o caminho foi sofrido e que teve que se esforçar muito para conseguir. Para ela, receber o certificado aqui foi o reconhecimento do grande esforço que fez.

Muitos participantes e ex-participantes relatam que a experiência na olimpíada foi um marco em suas escolhas de carreira, servindo como um divisor de águas que os levou a optar por cursos nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), setores cada vez mais demandados no mercado global.

A ONC é uma alternativa positiva para os jovens, oferecendo um ambiente de aprendizado, conquista e realização pessoal. Ela também prepara os jovens para o mercado de trabalho de maneira indireta, mas poderosa. A Olimpíada proporciona alguns sentimentos importantes para a juventude.

• Propósito: Ao participar, os jovens descobrem um objetivo maior que os motiva a estudar e crescer.
• Comunidade: Eles passam a fazer parte de um grupo que valoriza o conhecimento, criando laços e inspirações positivas.
• Autoconfiança: A sensação de conquistar uma medalha ou até mesmo superar suas próprias expectativas transforma a forma como os jovens enxergam seu potencial.

A Olimpíada Nacional de Ciência é mais do que uma simples competição: é um caminho para um futuro promissor. Ao estimular a paixão pelo aprendizado, a ONC ajuda os jovens a se tornarem cidadãos mais conscientes, profissionais mais capacitados e seres humanos mais realizados.

Incentivar a participação em iniciativas como essa é um investimento no futuro não apenas dos jovens, mas também do Brasil. É preciso proporcionar novas perspectivas, novas informações e novas visões de futuro. Afinal, como dizia Albert Einstein, "a mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original."

Veja como participar e fazer a diferença

Escolas e professores podem inscrever seus alunos na ONC, incentivando-os a participar e guiando-os no processo de aprendizado. Para os pais, apoiar os filhos nesse tipo de atividade é uma forma de mostrar que investir no conhecimento sempre vale a pena.

Clique  aqui e saiba mais.