Android 12: Google vai trocar efeito visual que usuários achavam ser bug

Efeito visual do Android 12 mostra animação granulada ao tocar em elementos clicáveis do novo sistema operacional do Google

Visual do Android 12
Foto: Divulgação/Google
Visual do Android 12

O novo design do Android 12 é um dos destaques da atualização. Mas um efeito visual que surge ao tocar em elementos do sistema tornou-se alvo de queixas de usuários por parecer uma falha do software. Em resposta aos relatos de bugs, o Google anunciou que vai modificar a animação para melhorá-la nas próximas versões de testes.

O efeito surge ao pressionar qualquer elemento do sistema. Quando o usuário toca em um botão, por exemplo, aparece uma animação granulada, como mostra a imagem abaixo. O mesmo acontece ao discar um número de telefone, selecionar uma opção no menu de configurações e em outros itens do sucessor do Android 11 .

Foto: Reprodução/Android Police
Efeito visual do Android 12

A animação deu o que falar nas últimas semanas. Em 18 de maio, um usuário do Android 12 Beta informou que o sistema retorna um "efeito ondulado com falhas (estrelas ao redor da área clicável)" no Issue Tracker. Ele ainda explicou que a animação aparece sempre que a pessoa toca "em qualquer área clicável com um efeito ondulado".

Outras pessoas relataram a mesma situação. "Não posso dizer se a animação é intencional ou falha", afirmou um usuário. "Parece estranho e assustador", apontou outra pessoa no tópico do Issue Tracker. "Pensei que algo estava errado com minha tela na primeira vez que aconteceu". "É esta a animação que acontece quando você clica em algo e fica pixelado? Isso é um bug ou um novo recurso?", disse mais um usuário.

A animação, no entanto, não se trata de um bug e sim de uma mudança da nova interface Material You . Mesmo assim, um funcionário do Google marcou o tópico como resolvido e disse que as próximas versões de testes do Android 12 terão alterações.

"Muito obrigado pelo feedback – você verá atualizações contínuas no Beta 2, 3 e em diante para tornar a ondulação mais sutil, menos perturbadora e com menos sensação de falhas", afirmou.