Instagram lança anúncios na aba Loja para produtos patrocinados

Recurso foi lançado globalmente e está disponível no Brasil

Instagram lança novidade nas Lojas
Foto: Unsplash/NeONBRAND
Instagram lança novidade nas Lojas

O Instagram anunciou nesta terça-feira (24) o lançamento global de um novo recurso publicitário. A partir de hoje, a aba Loja da do aplicativo receberá anúncios, trazendo mais uma evolução para sua plataforma de e-commerce integrada à rede social. A novidade já está disponível no Brasil e em todos os países onde a guia de comércio foi implementada.

O recurso de comércio eletrônico do Instagram foi lançado no ano passado e marcou o primeiro passo do Facebook em integrar a funcionalidade de compras à rede social. A guia Loja se encontra quase no centro da barra de navegação e é ainda mais acessível do que o botão de upload de fotos.

Agora, após um período de testes nos Estados Unidos no início de agosto , o Instagram lançou oficialmente o recurso publicitário globalmente "para tornar ainda mais fácil a descoberta de marcas e produtos para as pessoas que já estão navegando em um ambiente de compras", como afirmou a plataforma em comunicado à imprensa.

Instagram avança em e-commerce

Trata-se do mais recente avanço comercial do aplicativo. Anteriormente, o Instagram já havia integrado o recurso Shopping ao Reels para competir mais diretamente com o TikTok, permitindo a compra de produtos através de etiquetas que marcas podem colocar nos vídeos. Além disso, a plataforma também organizou lançamentos exclusivos para sua loja e adicionou recursos para os criadores de conteúdo ganharem uma comissão sobre as vendas de produtos patrocinados.

Atualmente, os itens na Loja aparecem em uma grade de duas colunas quadradas. Os anúncios aparecerão como um bloco dentro dessa estrutura, mas serão marcados como "Patrocinado" no canto inferior esquerdo da imagem. Quando o usuário clica em algum anúncio, ele é redirecionado para uma página de Detalhes do Produto, que trará informações, imagens, preços e outros itens relacionados da marca.

É possível também salvar um produto a partir de seu anúncio em sua lista de desejos ou compartilhá-lo com outras pessoas. Outra funcionalidade presente permite a denúncia de publicidade que os usuários possam considerar imprópria, acessível ao pressionar e segurar o bloco. A funcionalidade está disponível somente no aplicativo mobile do Instagram, já que a versão de desktop não recebeu ainda o recurso de Loja.