Como mostrar ou ocultar o número de curtidas no Facebook

Plataforma permite que você decida entre exibir ou ocultar as curtidas no Facebook, seja nos seus posts ou nos dos outros

Facebook permite que usuários decidam se querem mostrar número de curtidas
Foto: Unsplash
Facebook permite que usuários decidam se querem mostrar número de curtidas

Ocultar curtidas no Facebook ou deixar o número total visível? Mostrar quantas pessoas reagiram a um post já foi pauta de muita polêmica — que envolvem temas como autoestima e bem-estar. Por esse motivo, a função foi alvo frequente de testes da rede social. Por fim, a plataforma decidiu deixar essa decisão nas mãos dos usuários.

Na seção de configurações do aplicativo, é possível impedir ou permitir que outras pessoas vejam o número total de reações nas suas publicações. De maneira semelhante, você pode escolher se quer ou não ver o número total de curtidas em posts que os outros compartilham no feed de notícias, nas páginas e nos grupos.

Como mostrar ou ocultar o número de curtidas no post

Siga o passo a passo para exibir ou ocultar as curtidas no Facebook:

  1. Acesse as configurações do app:

    Toque no menu de três barras, no canto inferior direito da tela e deslize até o final. Toque em “Configurações e privacidade” e, depois, em “Configurações";

  2. Configure as preferências:

    Toque em "Preferências de reação” e, depois, toque no controle da opção que deseja ocultar. É possível esconder o número de reações em publicações de outras pessoas e, também, nas suas publicações. Quando a chave está azul, significa que a preferência está ativada.

O que acontece?

  • Ocultar o número de curtidas em posts de outras pessoas:  Segundo o Facebook, você fica impedido de ver o número total de reações nas publicações que outros usuários compartilharam no feed de notícias, nos grupos e nas páginas. Entretanto, ainda é possível ver o número de reações em outros locais, como no Marketplace e em vídeos do Reels. Destaca-se que a sua reação ainda fica visível para você e todas as outras pessoas.

  • Esconder o número de curtidas nos meus post:  Outros usuários do Facebook não poderão ver o número total de reações para os posts que você compartilha no seu perfil. Porém, vale destacar que o número de reações ainda vai ficar visível em outros locais, como em grupos e em vídeos do Reels.