Windows 11 terá figurinhas no desktop para ficar igual ao WhatsApp

Adesivos de temas variados vão aumentar as opções de customização da área de trabalho do sistema operacional

Windows 11 terá figurinhas
Foto: Divulgação/Microsoft
Windows 11 terá figurinhas

O Windows 11 está se preparando para receber um recurso bastante inusitado: figurinhas para o desktop. Os adesivos e seus ajustes já podem ser vistos em vídeos, publicados pelo usuário Albacore, no Twitter. Além disso, a Microsoft quer melhorar o gerenciamento de dispositivos Bluetooth nas próximas atualizações do sistema operacional.

Albacore — conhecido no Twitter como @thebookisclosed — vasculhou builds prévias do programa Windows Insider para entender como as figurinhas vão funcionar. No vídeo, o usuário mostra que os adesivos podem ser colados em qualquer parte do papel de parede da área de trabalho e redimensionados a vontade. Veja:

Mesmo se o usuário mudar a imagem de fundo do desktop, o adesivo vai continuar no mesmo lugar. A ideia da Microsoft é oferecer mais opções de customização, por mais que elas não tenham tanta utilidade. Às vezes, tudo o que a gente precisa é colocar um adesivo de gatinho fofo na tela para espantar o estresse.

O menu de configuração das figurinhas ficará nas configurações do sistema, porém também poderá ser acessado ao clicar com o botão direito do mouse na área de trabalho.

Por enquanto, a Microsoft liberou apenas algumas figurinhas temáticas de piratas, abelhas, vegetais e gatos. O recurso ainda não está disponível oficialmente para testes, mas deve chegar em breve às builds exclusivas para Windows Insiders.

Não sabemos se será possível fazer a instalação por fora de adesivos no Windows 11. Caso a Microsoft queira seguir o WhatsApp e outros aplicativos de troca de mensagens, nada mais justo que permitir aos usuários criarem seus próprios adesivos para compartilhar com amigos.

Ajustes de Bluetooth ficam mais fáceis de acessar

A build 22563 do Windows 11 incluiu melhorias para o gerenciamento de conexões Bluetooth. Agora, Windows Insiders podem conectar e desabilitar dispositivos direto pelo painel de configurações rápidas, na barra de tarefas. Antes, era necessário abrir as configurações completas do sistema para fazer isso.

Com a mudança, o menu de Bluetooth fica mais parecido com o painel de conexões Wi-Fi. Essa alteração pode chegar muito em breve aos usuários finais, pois não precisa ser baixada como uma atualização normal. Segundo a Microsoft, o recurso será habilitado aos poucos de forma remota, independente da versão do Windows 11.