Jogos no Windows 11 carregam em menos de 2 segundos

Isso acontece graças ao recurso DirectStorage

Windows 11 ganha melhoria para rodar jogos
Foto: Divulgação/Microsoft
Windows 11 ganha melhoria para rodar jogos

O recurso de DirectStorage da Microsoft permite que jogos carreguem muito rápido nos consoles Xbox Series X|S. Agora que a tecnologia está disponível no Windows 10 e 11 oficialmente, as desenvolvedoras acreditam que já é possível alcançar carregamentos de menos de dois segundos nos computadores, até mesmo em títulos de mundo aberto.

Durante a apresentação da Square Enix na Game Developers Conference de 2022, o diretor da Luminous Productions — produtora de Forspoken —, Teppei Ono, prometeu entregar telas de carregamento de menos de um segundo no PC. Entretanto, não é toda vez que isso deve acontecer.

Ao exibir cenas de Forspoken na apresentação, Ono não chegou a comprovar os carregamentos de menos de um segundo. Porém, os resultados ainda foram surpreendentes, com tempos de 1,7, 1,9 e 2,2 segundos em certos casos.

Apesar de promissor, o DirectStorage ainda não garante muito mais velocidade quando o carregamento é comparado com o mesmo tipo de armazenamento. Uma das cenas exibidas ficou pronta em 1,7 segundo em um SSD de padrão M.2 com DirectStorage ativado. Ao usar o mesmo SSD M.2, mas sem o recurso habilitado, o jogo demorou 3,2 segundos para terminar de carregar.

A principal função do DirectStorage é aliviar a carga de tarefas do processador enquanto o jogo carrega texturas, modelos e ambientes. Por ser um game de mundo aberto, Forspoken se aproveita de tecnologia para eliminar possíveis engasgos na hora da gameplay em vez de só diminuir o tempo de carregamento de forma bruta.

DirectStorage ainda tem muitas limitações

Vale mencionar que, por enquanto, o DirectStorage só funciona de forma estável em SSDs de alta velocidade — ou seja, SSDs NVMe. Além disso, o PC precisa ter placa de vídeo compatível com a tecnologia DirectX 12 Ultimate, pois o recurso transfere as tarefas do processador para a GPU.

Na versão atual, o DirectStorage ainda não permite fazer toda a descompressão dos gráficos pela placa de vídeo. Em atualizações futuras, quando a Microsoft incluir essa função no recurso, os tempos de carregamento devem diminuir de maneira significativa, mesmo comparando com o mesmo tipo de armazenamento.