Netflix deve antecipar lançamento de plano mais barato com anúncios

Taxa para compartilhamento de contas pode ser lançada em mais países este ano

Netflix pode lançar plano mais barato ainda neste ano
Foto: Unsplash
Netflix pode lançar plano mais barato ainda neste ano

A Netflix deve lançar um novo plano mais barato, e com anúncios, ainda em 2022. A informação contraria a estimativa inicial, que previa a introdução de publicidade na plataforma somente para daqui a "um ou dois anos". Além disso, a taxa extra para quem compartilha contas também pode chegar a mais países em breve.

Segundo o The New York Times, a Netflix apresentou os novos planos em uma nota enviada recentemente a funcionários. O comunicado informava que a companhia planeja adicionar os anúncios ao serviço no último trimestre deste ano — uma estratégia "rápida e ambiciosa", de acordo com a carta.

O anúncio vem após a  primeira queda de usuários pagantes da Netflix em uma década. Ao divulgar os resultados financeiros da companhia, o CEO Reed Hastings afirmou que apesar de ser "um grande fã da simplicidade da assinatura", também prezava pela escolha do consumidor. Segundo ele, quem gostaria de gastar menos com o streaming e tolera a publicidade, deve ter o direito de "conseguir o que quer".

O memorando ao qual o NYT teve acesso menciona a concorrência para exemplificar casos de sucesso com a implementação de anúncios. HBO e Hulu chegaram a ser citados nominalmente, pois teriam conseguido "manter marcas fortes enquanto oferecem um serviço suportado por anúncios". "Todas as grandes empresas de streaming, excluindo a Apple, têm ou anunciaram um serviço suportado por anúncios. Por uma boa razão, as pessoas querem opções com preços mais baixos", disseram.

Taxa para compartilhamento de contas em mais países

O compartilhamento de senhas — que o próprio grupo classificou como um dos principais motivos para o resultado abaixo do esperado no último trimestre — também deve ser reprimido com maior intensidade nos próximos meses.

Em março, a  Netflix anunciou que deu início aos testes com uma taxa extra para quem divide contas. A estratégia foi implementada, em uma fase beta, primeiro no Chile, Costa Rica e Peru.

Mas a nota enviada aos funcionários, e obtida pelo NYT, sugere que a empresa planeja levar a cobrança adicional para mais países ainda em 2022.