O Spotify iniciou os testes de uma ferramenta que permite gravar, editar e publicar podcasts pelo próprio aplicativo. A novidade promete eliminar a necessidade de agregadores, como o Anchor, adquirido pela empresa em 2019, ou até mesmo a compra de microfone e mesa de som, por exemplo, já que tudo pode ser feito usando o celular. Por enquanto, o recurso está disponível apenas na Nova Zelândia.
A ferramenta foi anunciada pela conta do Spotify na Nova Zelândia. Na postagem, a empresa compartilhou um vídeo que mostra o que os usuários podem esperar quanto aos recursos.
Primeiro, essa nova função estará disponível em um botão de "+" ao lado de "Sua Biblioteca" no menu inferior do aplicativo. Tocando nele, é possível selecionar duas opções: "gravar podcast" ou "criar playlist".
Após escolher a opção de podcast, a plataforma exibirá um botão de gravar, que permite fazer pausas para respirar ou tomar água, por exemplo. Em seguida, o usuário poderá editar o episódio, cortando algumas partes e adicionando uma música de fundo.
Para finalizar o processo, basta digitar um título, inserir a descrição desejada e, se quiser, marcar outro podcast ou música. Feito isso, a gravação já está pronta para ser publicada.
Por enquanto, a ferramenta só está disponível na Nova Zelândia. Ainda não há informações sobre quando o Spotify pretende liberá-la para usuários de outros países.
Ever had an idea that was too good not to be shared? Now you can share it and have your voice on Spotify, in minutes. pic.twitter.com/KKr6L6InH6
— Spotify New Zealand (@SpotifyNZ) June 16, 2022
Spotify vem investindo em podcasts
A chegada de uma ferramenta que permite criar, editar e publicar podcasts não é bem uma surpresa. Afinal, em 2019, o Spotify testou uma função semelhante, mas abandonou a ideia para incentivar os usuários a usar o Anchor.
Essa categoria vem rendendo bons resultados para a empresa. Segundo o CEO, Daniel Ek, a plataforma registrou US$ 215 milhões em receitas relacionadas a podcasts em 2021, grande parte devido ao fato de ter investido mais de US$ 1 bilhão no setor nos últimos dois anos.