Samsung quer levar câmera de 200 MP ao sucessor do Galaxy S22 Ultra

Galaxy S23 Ultra deve ser lançado no começo do ano que vem com ficha técnica avançada

Samsung quer câmera de 200 MP em próximo topo de linha
Foto: Unsplash/Kote Puerto
Samsung quer câmera de 200 MP em próximo topo de linha

A Samsung quer ir além com o sucessor do Galaxy S22 Ultra. Segundo o GalaxyClub, a marca pretende incluir uma câmera de 200 megapixels no seu próximo lançamento.

A aposta gira em torno do esperado Galaxy S23 Ultra. Segundo o site, a Samsung pretende levar o sensor de 200 megapixels ao seu futuro celular. Além disso, o telefone tende a manter a câmera teleobjetiva de 10 megapixels que oferece zoom óptico de 10x.

O site não chegou a informar qual seria o sensor do celular. Todavia, em junho, a marca sul-coreana apresentou o Isocell HP3, que oferece uma solução para unificar dezesseis pixels de 0,56 μm em um de 2,24 μm. Assim, o celular garante imagens de 12,5 megapixels com mais detalhes e com captação de luz maior.

A Samsung conta com outro sensor com a mesma resolução: o Isocell HP1. Apresentado em 2021, o componente de 200 megapixels tira fotos de 12,5 megapixels com pixels maiores em relação ao Isocell HP3 (2,56 μm) graças à mesma técnica de pixel binning. A câmera também foi usada para imprimir uma foto gigante de um gato em uma campanha apresentada em maio.

Câmera de 200 megapixels é a nova tendência?

Apesar de ser um sensor da Samsung, a marca não foi a primeira a utilizá-lo em seus celulares. O Motorola Edge 30 Ultra é o pioneiro nessa corrida , que traz o sensor Isocell HP1 atrás da lente com abertura de f/1,9.

Mas este não é o único celular avançado com este incremento. Além da Motorola, a Xiaomi também vai lançar um celular com câmera de 200 megapixels: o Xiaomi 12T Pro. O telefone ainda deve trazer mais duas câmeras, sendo uma de 8 megapixels (ultrawide) e outra de 2 megapixels (macro).

Caso venha com um sensor de 200 megapixels, o Galaxy S23 Ultra seguirá uma possível tendência entre os celulares avançados. Todavia, é importante ressaltar que a expansão da resolução nem sempre está atrelada ao aumento da qualidade. Outros elementos, como a lente e o processador, também pesam nesta balança.