Em muitas situações, computador possui arquivos e programas que ocupam muito espaço e não são muito utilizados
iStock
Em muitas situações, computador possui arquivos e programas que ocupam muito espaço e não são muito utilizados

Ao utilizar o computador pela primeira vez, ficamos impressionados com a velocidade do sistema. Com o tempo, a máquina perde o desempenho inicial e passa a executar programas com lentidão. Isso acontece, principalmente, porque ao criar arquivos e instalar programas novos, o HD (hard disk, ou disco rígido, em português) fica desorganizado e dificulta a leitura de informações.

Para evitar despesas com um novo  computador , é possível tomar algumas medidas simples que ajudam a organizar o disco rígido e definir configurações mais adequadas para a máquina. Além disso, existem programas que ajudam a melhorar o processamento de informações no PC ou no Mac. Confira cinco dicas simples que ajudam a tornar a máquina mais veloz.

1) Remova programas e arquivos desnecessários

Manter na máquina programas que não são utilizados com frequência é um dos principais fatores responsáveis por alterar a velocidade do computador . Em muitas situações, o disco rígido fica sobrecarregado por conta de jogos e programas muito pesados. É importante verificar com frequência se a máquina conta com softwares que podem ser desinstalados.

Para remover programas, visite o Painel de Controle , procure pela aba Programas e clique em Desinstalar programa. A janela exibirá uma lista com o que foi instalado no computador. Em seguida, basta selecionar o programa desejado e clicar no botão Desinstalar. Ordenar os programas por tamanho é uma boa opção. Assim, fica mais fácil remover apenas os itens que farão uma diferença significativa no HD.

LEIA MAIS:  Microsoft Edge é o melhor navegador para assistir vídeos, diz Netflix

Arquivos antigos e utilizados em poucas ocasiões podem parecer inofensivos, mas dependendo da escala, podem ser os grandes culpados por deixar o computador lento. É importante conferir se existem muitos arquivos desse tipo na máquina. No Windows , a verificação deve ser feita por meio de programas de terceiros. SpaceSniffer e WinDirStar são opções gratuitas que ajudam a identificar os arquivos que ocupam mais espaço no disco rígido . No Mac, utilize o gerenciador de arquivos Finder . A aba Todos os Meus Arquivos permite saber tudo o que está instalado no aparelho e informa até mesmo quando cada arquivo foi aberto pela última vez.

2) Faça uma desfragmentação do disco

Se a remoção de programas não surtir efeito, o computador provavelmente precisa de uma desfragmentação de disco. À medida que arquivos e programas são criados e deletados, o computador inclui ou retira informações de locais diferentes do disco rígido, deixando-os separados e dificultando a leitura dos dados.

O procedimento organiza o conteúdo salvo no HD e possibilita uma leitura de documentos mais veloz. Para realizar a desfragmentação do disco no Windows, acesse o Painel de Controle e escolha a opção Sistema e Segurança. Em seguida, clique em Desfragmentar Seu Disco Rígido e selecione o disco que será analisado – a unidade "C:" é o padrão para o sistema operacional. Clique em Analisar Disco e aguarde. A desfragmentação pode levar horas para ser finalizada. Por isso, é interessante iniciar procedimento à noite, quando ninguém estiver usando a máquina.

Boa parte das correções no Windows pode ser feita por meio do Painel de Controle
Reprodução
Boa parte das correções no Windows pode ser feita por meio do Painel de Controle

De acordo com a Apple, o Mac raramente precisa de uma desfragmentação pois o sistema organiza os arquivos automaticamente. Se o computador estiver lento, é possível utilizar o programa Utilitário de Disco para consertá-lo.

Você viu?

3) Evite executar programas ao iniciar

Se o principal problema do computador é a velocidade no processo de inicialização , verifique se existem programas configurados para serem executados automaticamente. No Windows, a verificação pode ser feita por meio do Gerenciador de Tarefas , que pode ser exibido por meio do atalho "Ctrl + Shift + Esc". Na aba Inicializar, selecione os programas indesejados e clique em Desabilitar.

LEIA MAIS:  Você se protege na internet? Veja as 5 táticas mais usadas pelos cibercriminosos

No Mac, é possível remover programas da inicialização nas Preferências do Sistema . Em seguida, selecione Usuários e Grupos e escolha o usuário desejado. Ao abrir a aba Itens In. de Sessão, o usuário pode verificar o que está sendo executado quando liga o computador. Para remover um aplicativo, selecione-o e clique sobre o "-".

4) Elimine vírus e malware

undefined
iStock
Antivírus deve equilibrar bom desempenho e preço de acordo com a expectativa

Alguns usuários acreditam que antivírus podem atrapalhar ainda mais o processamento do computador, especialmente em casos de máquinas mais antigas e disco rígido modesto. Entretanto, uma proteção extra pode ser importante não apenas para manter as informações seguras, mas também para evitar que vírus possam prejudicar o desempenho do PC.

É importante analisar qual o melhor antivírus  de acordo com suas necessidades. O Microsoft Security Essentials vêm instalado em algumas versões do Windows, mas o usuário pode optar por programas de terceiros como Kaspersky, AVG e Panda Cloud, por exemplo.

O mesmo vale para o Mac. Apesar de muitos acreditarem que o computador da Apple não pode ser afetado por códigos maliciosos, é interessante mantê-lo com uma segurança adicional por meio de programas gratuitos como Avas e Sophos.

5) Use programas online

Atualmente, muitos programas disponibilzam versões web. O Office, por exemplo, pode ser usado diretamente no navegador em vez de ser instalado na máquina. Ainda existem opções como os aplicativos do Google Drive e o Adobe Buzzword, que permitem criar documentos de texto com quase todos os recursos do pacote da Microsoft.

LEIA MAIS:  WhatsApp Web: como usar o aplicativo de mensagens no PC

Serviços de armazenamento na nuvem  como Dropbox e iCloud também são saídas interessantes. Além de não ocuparem espaço no HD e serem executados com mais rapidez, alternativas online para os programas instalados no computador têm a possibilidade de serem acessados em qualquer lugar, facilitando a vida do usuário.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!