Tamanho do texto

Veja como usar o Photoshop para obter formas únicas

A arte abstrata nos oferece uma grande gama de aplicações; de pôsteres artísticos a anúncios. Conhecer técnicas de composição abstrata vai ajudar a expandir seu conhecimento em design e ampliar seus horizontes.

Resultado final do tutorial
Divulgação
Resultado final do tutorial

Neste tutorial vamos trabalhar com ferramentas como Transform, Warp e Distort e ainda o filtro Liquify para conseguir formas únicas. Alguns elementos reais serão adicionados à composição para enriquecê-la e torná-la ainda mais atraente.

A parte mais interessante desse tutorial, porém, não está nas ferramentas ou nas técnicas apresentadas e sim, na maneira como a composição se desenvolve. Ao criarmos as formas quase aleatoriamente, a composição se altera, ideias surgem e o resultado se torna imprevisível. Pode ser que essa parte seja bastante demorada, portanto é uma boa ideia comer alguma coisa antes de começar.

Neste tutorial, usaremos três imagens: barco, gaivota e salva-vidas. Elas podem ser baixadas nestes links( barco , gaivota , salva-vidas ).

Essência
Nível: Iniciante
Tempo: 4 horas
Versão: CS5
Recursos: Poligonal lasso tool, markee tool, pen tool, gradient tool, filtro polar coordinates, filtro liquify, transform e warp.
Imagens: www.sxc.hu

Novas habilidades:
Composição
Criação de formas únicas

1. Preparando o arquivo

Crie um arquivo com fundo branco (usei 300 mm x 200 mm, 300 dpi). Adicione uma nova camada. Nela, crie uma forma e preencha-a com um degradê. Você pode fazer isso com a Poligonal Lasso Tool ou com as Marquee Tool. Faça sua seleção, crie uma nova camada e preencha-a com o degradê. Fique à vontade na escolha das formas e cores. Escolhi um tema marítimo, então usarei tons de azul, cinza e branco.

Passo 3
Divulgação
Passo 3
2. Volume e tridimensionalidade

Adicione perspectiva e volume à sua forma. Se optar por usar uma elipse, basta deslocar um pouco a seleção, criar uma nova camada abaixo e preencher com o degradê. Certifique-se de que as cores no degradê corram em sentidos opostos, assim tornamos o efeito tridimensional mais interessante.

3. Duplicando e repetindo

Selecione as duas camadas e mescle-as (Cmd/Ctrl+E) . Comece então a duplicar suas formas. Cmd/Ctrl+T para redimensionar e girar criando uma composição com suas formas.

4. Arranjando as formas

Mescle todas as camadas (guarde uma para usar posteriormente). Faça algumas cópias dessa camada que contem todas as formas e Cmd/Ctrl+T para adequá-las à composição.

Passo 5
Divulgação
Passo 5
5. A primeira distorção

Selecione uma camada, vá ao menu Filter > Distort > Polar Coordinates . Selecione a opção Rectangular to Polar e clique Ok. Repita o filtro em algumas formas. Recomponha usando Cmd/Ctrl+T. Fique à vontade para duplicar mais formas.

6. Mais deformação

Usando cópias das camadas mescladas (aquelas guardadas no passo 4), vamos à menu Filter > Liquify. Use as ferramentas (experimente cada uma delas) com pincéis grandes para adicionar fluidez as formas. Tente também distorcê-las com Transform (Cmd/Ctrl+T) e com Warp . Você conseguirá formas únicas e maleáveis.

7. Recomponha

Adicione as formas conseguidas com o Liquify e rearranje a composição. Adicione novas formas se quiser. Como meu tema envolve o mar, procuro formas que sugiram água.

Vá para a parte 2 do tutorial