Como criar efeitos de luz - Parte 2

Nesta etapa, adequamos a imagem ao efeito de luz

Rogério Gomes | 14/09/2011 05:23

Texto:
enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios

Com o nosso fundo preparado, podemos começar a adequar nossa imagem principal à luz que ela receberá em seguida. Para tanto, é importante ter em mente o efeito que se almeja. Usaremos os ajustes Levels e Exposure para controlar a luz do objeto, a Gradient tool para adicionar luz colorida e o blend mode screen para dar realismo as raios de luz.

Essência
Nível: Iniciante
Tempo: 1,5 horas
Versão: CS5
Recursos: Brush tool, gradient tool, filtro motion blur, camadas de ajustes, blend modes, grupos de camadas e máscaras Imagens: www.sxc.hu

Novas habilidades:
Camada de ajuste Levels
Camada de ajuste Exposure

Foto: Reprodução

Passo 2

1. Sem excessos

Com a camada glow selecionada, Cmd/Ctrl+G para colocá-a num grupo. Adicione uma máscara ao grupo e, nessa máscara, use um pincel redondo e macio para remover a luz de algumas partes.

2. Adequando a luminosidade

Crie uma camada de ajuste Levels com o Blend Luminosity e siga a imagem para fazer o ajuste.

3. Ajustando o nível de exposição

Crie uma outra camada de ajuste, mas desta vez Exposure com Blending Normal. Use os valores +0,10 para Exposure, 0 para Offset e 1,10 para Gamma. Assim preparamos a imagem para receber a luz que vem a seguir.

4. Um pouco de cor

Tecle Cmd/Ctrl + Opt/Alt + Shift + E para criar uma camada com todo o progresso feito até agora. Crie uma nova camada acima de todas e desenhe uma forma retangular grande. Selecione a Gradient Tool e aplique o Transparent Rainbow à seleção. Tecle Cmd/Ctrl+D para desfazer a seleção. Vá a Filter > Blur > Motion Blur e use os valores 90 para Angle e 999 para Distance. Renomeie-o como arco-íris.

Foto: Reprodução Ampliar

Passo 6

5. Transparência é importante

Tecle Cmd/Ctrl+T para rotacionar, dimensionar e posicionar o arco-íris. Aplique o Blend Screen com opacidade de 70%. Crie uma máscara e, com a Gradient Tool, aplique nela o degradê de baixo para cima.

6. Luz suave

Com um pincel macio de opacidade reduzida, suavize os finais do arco-íris. Use a máscara da camada arco-íris para isso. Depois, duplique e espalhe as cópias, transformando-as, reposicionando-as e alterando suas opacidades.

Volte para a parte 1 ou avance para a parte 3 do tutorial.

Texto:
enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG

Ver de novo