Tamanho do texto

Nesta estapa, criamos um efeito de baixa luminosidade

Agora você já sabe construir imagens de alta luminosidade, vamos agora ao efeito oposto. Usando alguns recursos básicos do Photoshop vamos criar o efeito de baixa luminosidade. Nada que alguns ajustes de levels e blends não resolvam.

Essência
Nível: Básico
Tempo: 1,5 horas
Versão: CS4 e CS5
Recursos: Camadas de ajustes, burn tool, dodge tool, blend modes e máscaras
Imagens: www.sxc.hu

Novas habilidades:
Iluminação de retratos

Passo 1
Reprodução
Passo 1
1. Ressaltando os pretos

Abra sua foto e crie uma camada de ajustes levels. Mova o ponto dos pretos para a direta e veja as sombras aumentarem na imagem. Ajuste de acordo com seu gosto. Se achar que as luzes precisam de reforço, mova o ponto das luzes para a esquerda até encontrar o ponto ideal.

2. Adicionando volume

Tecle Cmd/Ctrl+Opt/Alt+Shift+E para mesclas as duas camadas em uma nova que terá sua saturação removida (tecle Cmd/Ctrl+Shift+U ). Mude seu blend para multiply e, para reduzir o efeito, ajuste a opacidade a seu gosto.

3. Removendo as cores

Imagens de baixa intensidade de luz tentem a ficar bem em preto e branco. Então vá a menu Image > Mode Grayscale , clique em flatten na caixa de diálogo. Em seguida, crie uma camada de ajuste brigthness/contrast e aumente o contraste a gosto.

Passo 6
Reprodução
Passo 6
4. Clareando

Para aumentar o contraste de algumas áreas específicas, use a dodge tool com range ajustado para midtones e exposure de 15%. Clareie o branco dos olhos e os dentes para ressaltá-los.

5. Escurecendo

Agora use a burn tool para escurecer as áreas ao redor dos olhos, sobrancelhas e a boca para destacá-las. Ajuste o range para shadows e o exposure em 20%, assim o efeito será sutil.

6. Curvas

Para salientar o efeito de baixa luminosidade use uma camada de Curves e, com poucos pontos, crie uma curva suave para cima. Quando estiver contente com o resultado, é só salvar o arquivo.

Resultado final do tutorial
Reprodução
Resultado final do tutorial

Volte para a parte 1 do tutorial

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.