Outros estudos, no entanto, confirmam liderança da Apple até 2015, quando Android deve ganhar maior participação de mercado
O iPad, tablet fabricado pela Apple, deve terminar 2011 com 85% de participação no mercado mundial de tablets e, segundo Charlie Wolf, analista da consultoria Needham, é provável que a Apple domine o mercado de tablets durante a próxima década.
>> Vídeo: iPad 2 x Motorola Xoom
Siga o iG Tecnologia no Twitter
Segundo a previsão de Wolf, apesar de reduzir sua fatia do mercado nos próximos anos, em 2020, o iPad ainda representará 60% das vendas. Isso representará cerca de 139 milhões de unidades do aparelho, se as vendas continuarem crescendo no ritmo atual. Wolf prevê que a Apple tenha uma base instalada de cerca de 465 milhões de iPad até 2020.
Reprodução |
|
Segundo previões de Wolf, iPad perde mercado, mas se manterá na liderança com mais da metade do mercado de tablets em 2020 |
O preço do tablet, em dólares, também deve cair, devido ao ganho de escala de produção. Hoje, o iPad 2, segunda versão do tablet, custa US$ 599 no mercado americano e, para Wolf, este valor deve cair para US$ 377 - o que representa uma redução de preço de 5% ao ano.
iPad vencerá pelo custo
Em entrevista ao site All Things Digital , vinculado ao jornal The Wall Street Journal, Wolf afirmou que outros tablets que chegaram recentemente ao mercado, como o Xoom (Motorola) e o PlayBook (BlackBerry), não conseguiram atrair os consumidores. "Os novos tablets tendem a roubar participação de mercado uns dos outros do que do iPad", diz Wolf.
Um dos motivos apontados por Wolf é o preço. Nenhum dos fabricantes que lançaram tablets recentemente, apesar de alguns usarem o sistema operacional Android que é gratuito, conseguiram vender os produtos em um preço inferior ao do iPad. Outro problema, segundo ele, é a falta de aplicativos desenvolvidos para tablets nas lojas dos concorrentes, enquanto a App Store já oferece cerca de 100 mil.
Estudos comprovam domínio da Apple até 2015
Outro estudo, realizado pela consultoria Informa Telecoms & Media divulgado recentemente, aponta que a Apple se manterá soberana no mercado de tablets até 2015 . Depois, porém, os tablets com o sistema operacional Android devem assumir a liderança da categoria de produtos.
Segundo os analistas da Informa, a Apple deve vender em 2011 cerca de 20 milhões de unidades do tablet e, em 2015, terá uma base instalada de 230 milhões de unidades em todo o mundo.
A consultoria Gartner também divulgou previsão de que a Apple mantenha a liderança do mercado até 2015, com 47% das vendas. Os tablets com o sistema operacional Android, no entanto, estarão logo atrás, com 38% do mercado.